Zootecnista projeta aplicativo para produtor rural e ganha prêmio

Desburocratização e tecnologia. Estas foram as motivações da zootecnista Lilian Barbosa da Silva para desenvolver um projeto de aplicativo que auxiliasse o produtor rural e facilitasse o atendimento de extensionistas, função que é desempenhada por Lilian na Emater de Ouro Preto do Oeste, em Rondônia. Com a proposta, ela conquistou o terceiro lugar no Prêmio Boas Ideias 2017. O prêmio é uma iniciativa do Governo de Rondônia que visa valorizar os servidores públicos do quadro do poder executivo, reconhecendo novas ideias que trazem inovação na gestão pública.

Zootecnista premiada, Lilian Barbosa (Foto/reprodução: Rayne Andrade/Emater RO)

Mais de 300 ideias foram inscritas e apenas 20 selecionadas. De acordo com Lilian, a motivação para o projeto veio no momento em que ela sentiu a dificuldade dos agricultores familiares em se deslocarem até a sede do município e não conseguirem o atendimento desejado.

“A gente às vezes vê o produtor indo embora ou porque está sem o documento necessário ou porque o técnico está no campo”.

A proposta que a extensionista levou para o Prêmio Boas Ideias foi a de criar um aplicativo onde o produtor rural familiar pode agendar sua visita ao escritório e já vir com todos os documentos necessários. Com o árduo trabalho do produtor no campo, sair da propriedade por muito tempo ou muitas vezes pode ser prejudicial para sua atividade, assim, Lilian explica que o uso de um aplicativo onde ele já pudesse cadastrar seus documentos, ou mesmo fazer um checklist dos documentos necessários e marcar o horário com o técnico que o atende, facilitaria a sua vida e até o trabalho dos extensionistas.

“Seria como um pré-atendimento online”.

Com a classificação, o Governo do Estado disponibilizará recursos financeiros e a ideia será repassada com detalhes para a equipe técnica que irá desenvolver o aplicativo. A expectativa agora é que o aplicativo seja disponibilizado já no início de 2018 e leve a todo produtor rural da agricultura familiar de Rondônia um atendimento com qualidade e tempo otimizado.

1 Comentário
  1. Delma Silva 6 dias atrás

    Maravilha! Colega zootecnista fazendo a diferença na EMATER. Parabéns!

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2017 Associação Brasileira de Zootecnistas
Desenvolvido por Agrobase
ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account