A falta de oportunidades para zootecnistas em um concurso público do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vem incomodando os profissionais da categoria. No último dia 19, foi divulgado no Diário Oficial da União a portaria que autoriza a realização de concurso para contratação de 300 auditores-fiscais agropecuários e a portaria que permite a realização de processo seletivo simplificado com 300 vagas para o mesmo cargo. Nos dois casos, toda as oportunidades são destinadas para médicos veterinários.
No caso do PSS, os médicos veterinários serão contratados para atuar nas atividades de inspeção ante mortem e post mortem nos turnos de abate na produção de carnes. No Avaaz, uma petição foi iniciada nesta terça feira (25) pedindo a abertura de vagas para zootecnistas.
“Vamos agir, conseguir o máximo de apoio possível e levar até Brasília” disse a zootecnista Eigli Rosa, responsável pela petição.
Além da petição, a zootecnista também entrou em contato com o Mapa para saber o motivo da não disponibilidade de vagas para zootecnistas, tanto no concurso quanto no PSS. A resposta que recebeu disse que não há previsão de abertura de novas vagas.
“Concurso autorizado na Portaria n°232 de 19/07/2017 pelo MPOG prevê apenas vagas para o cargo de Auditor Fiscal Federal Agropecuário (Médico Veterinário). Não há previsão de novo concurso, mesmo tendo solicitado ao Ministério do Planejamento outras especialidades e outros cargos técnicos de fiscalização”, explicou a mensagem.
A Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) está realizando articulações políticas para que as demandas da categoria cheguem formalmente até o Mapa. Novos detalhes envolvendo o concurso devem ser divulgados nos próximos dias.
Queremos o que é de direito. A categoria do zootecnia tem o direito à ampla concorrência nas áreas de atuação de trabalho.
Prezado Paulo, infelizmente lhe pergunto: Que direito? Não temos sequer um conselho que nos represente., não existe essa lei que você citou ai acima. Isso me indigna muito, mas já lutei demais e só vejo esse tipo de atitude sem sequer uma palavra do CNMV. É muito difícil lutar assim. A ABZ não tem forças pra lutar sozinha.
É lamentável o ausente reconhecimento do profissional zootecnista, pesquisei a respeito do numero de inscrições do concurso anterior, obtive o resultado relevante ao numero total de inscritos.
Segundo minha pesquisa a seleção atraiu um total de 5.258 inscritos, porem a relação proporcional candidato/vaga (especifica) não pode ser estabelecida pois tal numero refere-se ao somatório das inscrições paras os variados cargos, caso abz tenha tal dado, agradeço caso me responda