O presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), Marinaldo Divino Ribeiro, constituiu um grupo de trabalho para a revisão e contribuições ao texto das Instruções Normativas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Rural (Mapa), conforme Portarias MAPA nº: 38 e 39, de 19 de abril de 2018. Quatro zootecnistas foram designados ao grupo: Jalison Lopes, como presidente, e Renato Tângari Dib, Kleber Augusto Gastaldi e Milton Luiz Moreira Lima como membros. As portarias que receberão contribuição de zootecnistas preveem a melhoraria da qualidade e sanidade do leite.
De acordo com a portaria da ABZ que instituiu o grupo, os trabalhos da equipe estão em funcionamento desde o último dia 30. Em menos de um mês eles devem apresentar um laudo com as considerações que a associação irá enviar ao MAPA para contribuir com as duas portarias.
Segundo Marinaldo, a ação faz parte de uma das frentes que a ABZ assumiu, visando envolver o zootecnista em causas relevantes para a profissão.
“Era comum a gente ver causas que envolviam a zootecnia, mas que, na hora de enviar contribuições, poucos zootecnistas efetivamente participavam. E nós estamos querendo mudar isso. Para aumentarmos o nosso reconhecimento, precisamos estar cada vez mais presentes em discussões pertinentes à categoria”.
Uma ação semelhante a esta ocorreu recentemente, quando a ABZ fez contribuições à consulta pública do MAPA sobre torneios leiteiros. Os detalhes sobre este caso podem ser conferidos aqui.