O aplicativo idealizado pela zootecnista de Rondônia, Lilian Barbosa, e que venceu o 4º Prêmio Boas Ideias, em 2017, começou a ser executado pela profissional recentemente. A proposta do app é diminuir a distância entre o extensionista e o produtor rural. Inicialmente, a ideia é voltada para a facilitação do trabalho de técnicos da Emater-RO, onde Lilian trabalha. E o nome do app já foi pensado: “Aplicativo do Agricultor”. As informações são do portal Rondônia Dinâmica.
No final de junho, Lilian apresentou a proposta do app a chefia da Secretaria da Agricultura (Seagri), do Governo do Estado. Coordenado pela professora Epifânia Barbosa, gerente do Núcleo Central de Inovação Pública, o projeto foi apresentado ao titular da Seagri, José Paulo Gonçalves, que revelou-se satisfeito com a ideia do app, pelos resultados que pode gerar. Ele defendeu, ainda, sua ampliação operacional, de modo que ele possa também coletar dados e gerar estimativas de produção no campo, de grãos, leite, peixes e outras culturas.
De acordo com a zootecnista, esta reunião foi a segunda etapa do projeto, que contempla informações detalhadas de praticamente todas as atividades do campo, como identificação da propriedade, tamanho da área e da pastagem, número de vacas leiteiras, data de inseminação, parição, produção, descarte, dados sobre piscicultura, cafeicultura e outras áreas da produção.
A ideia, de acordo com Lilian, é melhorar o atendimento da Emater, acelerando os ganhos econômicos e os processos das propriedades rurais, utilizando como ferramenta um aplicativo que auxilie no atendimento mais eficiente aos produtores rurais, encurtando a distância e melhorando os procedimentos da relação do órgão de assistência com quem produz.
“Dessa forma, ali mesmo o produtor pode conferir, pelo aplicativo, a relação de documentos e providências que deve adotar (inclusive alguns com preenchimento de formulários online) para obter e renovar licença para diversas atividades”, explicou.
Outras informações sobre linhas de crédito para o campo e requisitos para contratação, por exemplo, também serão possíveis. A ideia é que esta inovação sirva de instrumento para facilitar a comunicação e agilizar procedimentos rotineiros e que não dependam da presença do técnico.
Sensacional, Lilian. E podemos combinar esforços. Sou da Bahia e aqui fizemos um app para ajudar nas certificações do comércio justo e da agricultura orgânica.
Chama-se InlocoFair e está na Google Play e Windows Store. Foi escrito em inglês mas novas versões estão a caminho.
Parabéns!
Excelente!
gostaria de receber suas matérias, como faço?
Lilian, sou ext. rural em Campina Grande-PB. O seu APP está disponível, pode nos enviar?
Matrícula 0858-3. Emater-PB
Parabéns, sempre quis fazer isso no campo mas a ideia do App quebrará a barreira.
Show