A diretoria executiva da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) realizou, durante o 29º Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec), dois fóruns importantes para debater o cenário educacional das graduações. O primeiro deles foi o 14º Fórum de Entidades Estudantis de Zootecnia e o segundo encontro foi o Fórum de Coordenadores de Cursos de Zootecnia. Ambos ocorreram na última quarta feira (14), em Uberaba, Minas Gerais.
No Fórum Nacional de Entidades Estudantis, o presidente da ABZ, Marinaldo Divino Ribeiro, falou sobre o congraçamento entre as entidades e a oportunidade de fomentar o movimento e a articulação estudantil.
“Queremos fomentar a manutenção de vínculo institucional entre as entidades com a ABZ, gerando também a oportunidade de identificação e formação de novas lideranças estudantis”.
No encontro, um dos temas foi o reconhecimento e a vinculação institucional da ABZ Jovem com previsibilidade estatutária. Outras pautas abordaram as categorias de sócios isentos; apoio à realização de eventos institucionais e parcerias institucionais; estudo de mudança de nomenclatura do curso para engenharia zootécnica, entre outros.
“Este foi um momento também para a apresentação da ABZ como entidade ao coletivo dos estudantes e oportunidade de socialização das atividades e ações desenvolvidas pela entidade”, frisa Marinaldo.
FÓRUM DE COORDENADORES
No Fórum de Coordenadores, estiveram presentes zootecnistas de diversas regiões e instituições de ensino do país. O objetivo do encontro foi coordenar as ações de garantia da condição da ABZ como guardiã do processo de formação em Zootecnia nos diferentes níveis.
“Trabalhamos, também, para auxiliar às coordenações na gestão dos cursos de Zootecnia, além de refletir e estabelecer ações em parceria com as coordenações em benefício da oferta e qualidade dos cursos de Zootecnia no país”, relembrou o presidente da ABZ.
No fórum foram debatidos outros temas técnicos, entre eles:
– Pensar a formação em Zootecnia no que se refere às habilidades, competências e perfil dos egressos;
– Articular-se com as instâncias correlatas, de avaliação e regulamentação do ensino no país.
– Resolução normativa que estabelece a vinculação mantendo sua total e irrestrita autonomia, mas confere à ABZ a possibilidade de certificar e apoiar o desenvolvimento das ações do fórum;
– Vinculação da Reunião de Ensino e do Fórum com previsibilidade estatutária;
– Responsabilidade de articulação para organização da reunião de ensino em conjunto com a CNEZ do Conselho de Classe na perspectiva de sua viabilização;
– Contribuição com a Comissão Assessora ENADE Zootecnia do Inep
– Ações institucionais em parceria com as coordenações.