Seis equipes finalistas da Olimpíada Brasileira de Zootecnia (OBZ) estão reunidas no 29º Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec) para a fase final da competição. Nesta quarta feira (14), os acadêmicos realizaram as últimas provas teóricas individuais. Após, a comissão organizadora revelou o tema do desafio prático, que finalizará a competição: Soluções inovadoras da Zootecnia para os próximos cinco anos.

(Foto: Ascom)

De acordo com Rosemary Galati, presidente da comissão responsável pela OBZ, os participantes terão até esta quinta (15), às 18h, para entregar um vídeo, de 10 minutos, e um material escrito, de cinco páginas, frente ao tema apresentado.

“O objetivo é desenvolver soluções tecnológicas e fomentar iniciativas inovadoras que promovam a ampliação da abrangência profissão frente à sociedade; inovações que promovam produtividade, bem-estar, qualidade, entre outras, das diversas criações assistidas pela profissão; desenvolvimento de produtos; uso de tecnologias; e outras ideias com potencial de aplicação e implantação nas áreas assistidas pela profissão”, explica.

APROVAÇÃO

Nesta fase final, cinco Estados mais o Distrito Federal estão presentes na competição. Entre os participantes, o clima é de entusiasmo.

“A OBZ incentivou os alunos a buscarem mais conhecimento sobre a Zootecnia e a se inteirarem mais no curso. Até na criação da equipe. Minha equipe mesmo tem tanto alunos que são formandos, quanto dos primeiros semestres. E isso é interessante para integração tanto da universidade quando da Zootecnia”, opinou Aloísio Alkmim de Oliveira Filho, da equipe ‘Zootecnia é para os Fortes’, representante da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Para o formando Rodrigo Brombati Vogt, da equipe ‘Tche, bagual!’, a OBZ veio para aprimorar a utilização dos conhecimentos vistos pelos acadêmicos durante a graduação.

“Nos possibilitou o contato com o estilo de prova aplicado pelo Enade e também um estilo que é aplicado por concursos, que são provas que virão a ser feitas por profissionais de Zootecnia formados daqui pra frente. Foi uma experiência muita boa”, explicou Rodrigo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS).

A premiação dos vencedores da OBZ será divulgada na sexta (16).

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?