(Fotos: Divulgação)

A diretoria executiva da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) enviou uma carta para os comitês dos 13 candidatos à presidência da República nas eleições 2018. O documento apresenta demandas históricas da Zootecnia brasileira, além de explanar sobre o papel dos zootecnistas.

“Enquanto entidade representativa, a ABZ tem a obrigação de se manifestar e fazer articulações deste cunho. É necessários que todos os candidatos tenham ciência das necessidades da profissão, mas, principalmente, da nossa importância para o agronegócio e economia, como um todo”, explicou Marinaldo Divino Ribeiro, presidente da ABZ.

No documento enviado aos presidenciáveis, a história da Zootecnia é apresentada, mostrando, através de pesquisas, a importância dos profissionais para o desenvolvimento do país. Ao final da carta, a ABZ apresenta duas demandas principais: criação do Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Zootecnia; e adequação da Lei nº: 5.550/1968 de forma a conferir condições adequadas de exercício profissional ao zootecnista.

“Desde os idos de 1966 até os dias atuais a Zootecnia cresceu, expandiu, solidificou e tornou-se essencial ao país como profissão por gerar conhecimento, inovações e tecnologias aplicáveis, bem como para a formação de profissionais com competência qualificada diferenciada para atuar no desenvolvimento do agronegócio, especialmente da pecuária nacional”, diz um trecho da carta.

“Nesse particular, se for feito um paralelo ao desenvolvimento da pecuária em nosso país nos últimos 50 anos, o Zootecnista, conjuntamente com outras categorias profissionais, foi e é ator essencial para conferir o grau de competitividade das diferentes cadeias produtivas da criação animal e assegurar a produção de proteína de origem animal de forma eficiente, economicamente viável, socialmente justa, ética, garantindo bem-estar animais e ambientalmente correta para atendimento da demanda da população”, segue a apresentação do documento.

Para conferir a carta na íntegra, clique aqui.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?