O município sul-matogrossense é mais uma localidade brasileira que homenageia a classe dos profissionais zootecnistas com uma data comemorativa no calendário

A quinta-feira, dia 05 de outubro, foi marcada pela aprovação de um projeto de lei especial para a zootecnia brasileira. Aquidauana, município localizado a 140 km de distância da capital do Mato Grosso do Sul, e que tem a atividade agropecuária como base da sua economia, aprovou o Projeto de Lei que cria o “Dia Municipal do Zootecnista”. Além da importante produção pecuária, o esforço destaca-se pelo fato de Aquidauana ter abrigado o primeiro Curso de Zootecnia instalado no estado de Mato Grosso do Sul. A Lei segue agora para o Executivo e deve ser sancionada pelo Prefeito Odilon Ferraz Alves Ribeiro (PSDB).

O projeto de lei que cria o “Dia do Zootecnista” em Aquidauana foi uma proposição do Vereador Humberto Torres (PSDB), como resultado da articulação realizada pela Coordenação do Curso de Zootecnia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) e da Comissão Organizadora do Evento Comemorativo “Zootecnia UEMS 30 anos”.

Data nacional – No Brasil, a Lei N° 13.596, promulgada em 08 de janeiro de 2018, institui o “Dia Nacional do Zootecnista”, que em seu Art. 1º declara o dia 13 de maio a data nacional da profissão. Em Mato Grosso do Sul, a Lei Nº 5.211, de 12 de junho de 2018, conforme “Art. 1º Fica instituído, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul, o Dia Estadual do Zootecnista, a ser celebrado, anualmente, no dia 13 de maio, mesma data em que se comemora o dia nacional da profissão”, como um grande reconhecimento da importância deste profissional para o estado.

Potência – Mato Grosso do Sul figura-se em destaque no cenário quando o assunto são as atividades pecuárias. Dados do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE) apontam que, mesmo com redução de 0,9% em 2022, o estado continua com o quinto maior rebanho bovino do Brasil, com 18,4 milhões de cabeças de gado (dados de 2023). O município de Aquidauana ocupa a posição de número dezessete no ranking nacional, com um rebanho de 797 mil cabeças.

Fonte: DIRCOM com ABZ MS

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?