A Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) divulgou no Congresso Brasileiro de Zootecnia 2023, o Zootec, realizado no início de junho, em Natal (RN), uma carta oficial onde se posiciona e orienta a categoria sobre o seu papel no cenário produtivo do agronegócio.
Este ano, o tema oficial do Zootec foi “Pecuária 4.0 – Ciência, tecnologia e inovação na Zootecnia” e a “Carta de Natal” da ABZ é a resposta da entidade sobre o papel do profissional Zootecnista no momento em que a Pecuária 4.0 e as suas inovações e tecnologias ganham espaço nas propriedades rurais.
Num momento em que o agro vive o desafio de escalar a sua produção e a produtividade animal, preservando os ciclos naturais através da estabilidade dos eventos climáticos e a conservação da biodiversidade global, a ABZ, tem atuado de forma firme, posicionando a categoria como um vetor da produção sustentável.
“Nós buscamos soluções para a oferta de alimentos de origem animal para uma população mundial cada vez maior, mas, com tecnologia e sustentabilidade”, defende Marinaldo Divino Ribeiro, Presidente da ABZ.
O Zootecnista – A “Carta de Natal” destaca que a atuação dos Zootecnistas na ciência tem garantido a descoberta de soluções e práticas de manejo que consolidam e impulsionam as atividades produtivas de forma sustentável, viabilizando a implementação de inovações e tecnologias nas propriedades rurais.
A adequada implementação das inovações e tecnologias pelos Zootecnistas têm consolidado a competitividade e a posição estratégica do Brasil no mercado global, impulsionando as cadeias produtivas e contribuindo para a geração de renda e a ascensão das classes sociais menos favorecidas.
Residência Agrícola – No mesmo sentido, a ABZ aproveitou a agenda do Zootec 2023 para divulgar uma moção de apoio ao Programa de Residência Agrícola, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). A Residência é uma iniciativa que atua diretamente na formação de jovens profissionais da área agrícola, e beneficia o desenvolvimento da Pecuária 4.0 no Brasil.
A ABZ reconhece que o Programa de Residência Agrícola é de fundamental importância para a formação e capacitação de jovens profissionais da área agrícola, especialmente os Zootecnistas recém formados, fornecendo-lhes oportunidades valiosas de aprendizado prático e de vivência junto à iniciativa privada, associações e cooperativas, em diferentes regiões do nosso país.
A Moção é a manifestação de apoio da ABZ e do Fórum Nacional de Coordenadores de Cursos de Graduação em Zootecnia ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) pelo compromisso de manter e promover o Programa de Residência Agrícola sob sua gestão.
Leia, na íntegra, os documentos citados nesta matéria:
Fonte: DIRCOM