O Congresso Nordestino de Produção Animal (CNPA), que em sua 16ª edição será realizado entre 30 de novembro e 02 de dezembro, é um evento técnico científico de grande importância no contexto da Zootecnia, promovido pela Sociedade Nordestina de Produção Animal (SNPA) e com apoio da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ).
O congresso vem reunindo, nas últimas edições, pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos, produtores rurais e demais envolvidos com a produção animal em todo o País.
Desmistificando a produção animal para a sociedade
O CNPA será realizado pelo Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza, apresentando como tema: Desmistificando a produção animal para a sociedade.
Neste contexto, a principal contribuição do CNPA 2022 será a promoção do combate às fake news ou à divulgação de conteúdo equivocado pela mídia, em suas diversas formas, que, por desconhecimento do público, possam gerar imagem negativa da produção animal frente à sociedade.
“O conteúdo das palestras ministradas possibilitará difundir informações consistentes sobre o quanto o emprego de novas tecnologias e manejos sustentáveis podem resultar em benefícios à produção animal”, explica a Profa. Patrícia Guimarães Pimentel, do departamento de Zootecnia.
“Portanto, a realização do evento visa fortalecer as cadeias produtivas sob as bases de responsabilidade social, ambiental e econômica, incluindo-se a preocupação com a saúde humana”.
Integração entre diferentes segmentos
Espera-se, com este evento, estimular a integração entre os diferentes segmentos da produção animal e da academia, promovendo debates e reflexões.
Assim, também espera-se ter interação entre estudantes e pesquisadores com a sociedade, levando ao fortalecimento da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico.