Coordenadores e ex-coordenadores de programas de pós-graduação da área de Zootecnia e Recursos Pesqueiros estão solicitando a retomada da avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Em carta manifesto, o grupo demonstra profunda preocupação frente a paralisação imposta pela liminar do Ministério Público Federal, bem como sinalizações até mesmo anteriores à liminar, de recuo com respeito ao Qualis Periódicos e ficha de avaliação. O pleito tem o apoio da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ).

“Entendemos que toda novidade é acompanhada de desafios. Em todos os períodos de avaliação a Capes propôs mudanças, buscando aprimoramento do sistema de avaliação dos programas de pós-graduação, a exemplo de quando a Plataforma Sucupira foi implementada no quadriênio 2013-2016. É importante relembrar que em nenhum momento anterior, a avaliação dos programas foi paralisada por conta das mudanças”, destacou a nota.

Na avaliação do grupo, a presidência da Capes precisa articular a manutenção da avalição para conter futuros danos.

“Os danos serão maiores que possíveis benefícios, comprometendo o árduo esforço de totalidade dos coordenadores dos programas de pós-graduação, coordenadores de área e da equipe técnica da Capes nos últimos quatro anos. O possível retrocesso poderá ainda resultar de quebra de credibilidade da Capes junto à comunidade, que em última instância ameaça o andamento dos programas de pós-graduação, refletindo diretamente na qualidade do ensino e formação de recursos humanos, bem como na produção do conhecimento científico”.

Leia a nota na íntegra abaixo.

Os coordenadores e ex-coordenadores de Programas de Pós-Graduação da Área de Zootecnia e Recursos Pesqueiros vêm por meio desta carta demonstrar profunda preocupação com os últimos acontecimentos em relação a Avaliação Quadrienal (2017-2020).

Um sistema de avaliação único dos programas de pós-graduação em todas as áreas do conhecimento é fundamental para garantir avaliação justa e equitativa. Apesar dos desafios encontrados ao longo do último quadriênio, fomos capazes de trabalhar para concluir e entregar o relatório dentro das regras estabelecidas (novo Qualis e nova ficha de avaliação). A CAPES também cumpriu seu papel, quando convocou a Reunião de Meio-Termo, realizada na sede da própria Instituição nos dias 22 e 23 de agosto de 2019, e naquela ocasião colocou à disposição o corpo técnico da Capes, que conseguiu ajustar a Plataforma Sucupira de acordo com a nova ficha de avaliação em tempo hábil para o término do quadriênio. Cabe ressaltar que tanto os coordenadores de área da Zootecnia e Recursos Pesqueiros como o corpo técnico sempre estiveram à disposição para auxiliar as dúvidas dos coordenadores dos Programas de Pós-Graduação. Além dessas ações, em dezembro de 2019, a Plataforma Sucupira foi aberta para que fossem realizados os ajustes necessários referentes aos anos 2017 e 2018, permitindo que todos os coordenadores ajustassem seus relatórios de maneira igualitária.

A ficha de avaliação vigente está baseada em três principais pilares: Programa/Formação /Impacto. Além disso, a avaliação do quadriênio 2017-2020 estimulou a auto-avaliação e o planejamento estratégico dos Programas de Pós-Graduação, bem como instigou que estes repensem seus papéis na Sociedade. O Qualis Referência, que será utilizado nessa nova-avaliação, harmonizou os critérios de avaliação entre as diferentes áreas, deixando os critérios com métricas mais transparentes e fáceis de serem compreendidas.

Entendemos que toda novidade é acompanhada de desafios. Em todos os períodos de avaliação a Capes propôs mudanças, buscando aprimoramento do sistema de avaliação dos programas de Pós- Graduação, a exemplo de quando a Plataforma Sucupira foi implementada no quadriênio 2013-2016. É importante relembrar que em nenhum momento anterior, a avaliação dos programas foi paralisada por conta das mudanças. A paralisação imposta pela liminar do Ministério Público Federal, bem como sinalizações até mesmo anteriores à liminar, de recuo com respeito ao Qualis Periódicos e ficha de avaliação, sinalizam um retrocesso que precisa ser evitado pela presidência da CAPES. Os danos serão maiores que possíveis benefícios, comprometendo o árduo esforço de totalidade dos coordenadores dos Programas de Pós-Graduação, Coordenadores de Área e da equipe técnica da CAPES, nos últimos quatro anos. O possível retrocesso poderá ainda resultar de quebra de credibilidade da Capes junto à comunidade, que em última instância ameaça o andamento dos Programas de Pós-Graduação, refletindo diretamente na qualidade do ensino e formação de recursos humanos, bem como na produção do conhecimento científico.

Diante do exposto, gostaríamos de expressar nosso total apoio à manutenção do processo de avaliação dos Programas de Pós-graduação da Área de Zootecnia e Recursos Pesqueiros com os critérios estabelecidos no decorrer do quadriênio 2017-2020, a saber: utilização da nova ficha de avaliação e do Qualis Referência para a Avaliação Quadrienal 2017-2020.

Coordenadores e ex-coordenadores de Programas de Pós-graduação da Área de Zootecnia e Recursos Pesqueiros

 

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?