Uma reportagem da Folha de São Paulo, divulgada pelo portal do Ranking Universitário Folha (RUF), abordou o aumento da procura pelo curso de Zootecnia ao redor do país, reflexo do sucesso do setor agro nacional. A reportagem foi divulgada nesta segunda-feira (7) e pode ser acessada neste link.

A Zootecnia apareceu pela primeira vez entre as 40 graduações mais procuradas do país, segundo o Censo do Ensino Superior, lançado no ano passado e que usa dados de 2017. Resultado que pode ser uma resposta ao que indicam dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que revelarem que a produtividade da agropecuária brasileira, entre 2000 e 2017, aumentou, em média, 3,8% ao ano.

FORMAÇÃO

A reportagem relembrou, ainda, que para se formar, o estudante precisa se dedicar a ocurso por cinco anos, em geral. A graduação combina aulas teóricas e atividades práticas em laboratórios e ao ar livre, estudando tanto a criação produtiva e rentável de animais quanto o desenvolvimento de produtos.

“É importante exaltarmos conteúdos jornalísticos ou de natureza informativa de um modo geral que ressaltam, de maneira maciça, a Zootecnia nacional. Apesar de sermos um curso cinquentenário, muitas pessoas ainda tem dúvidas do que o profissional zootecnista pode fazer e isso só será página virada, de fato, com o crescimento da divulgação”, explica o presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), Marinaldo Divino Ribeiro.

A reportagem da Folha mostra, ainda, que das 87 graduações de Zootecnia registradas no Censo de Ensino Superior, 68 (78%) são de faculdades públicas. Entre as dez melhores instituições do RUF, quatro são universidades federais de Minas Gerais. Em primeiro lugar no ranking aparece a Universidade de São Paulo (USP).

(Imagem/Reprodução: RUF/Folha de S. Paulo)

2 Comentários
  1. Adrian Lima 5 anos atrás

    Faltou a UFRPE

  2. marcos antonio 5 anos atrás

    Bom dia!! Não é só reflexo do sucesso da agropecuária!!! o sucesso da agropecuária é em grande parte graças a entrada dos zootecnistas na pesquisa, assessoria, consultoria e produção, nos principais centros do agronegócio brasileiro!!

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?