Curso de Zootecnia da UESPI participa de exposição nacional de ovinos
A Zootecnia bem representada na Nacional do Dorper e White Dorper no Parque Granja do Torto em Brasília/DF de 03 a 13 de outubro de 2024.
O curso de Zootecnia da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, Campus Deputado Jesualdo Cavalcanti em Corrente/PI, tem um seleto rebanho de animais da raça Dorper, o qual estão participando do maior evento da raça no Brasil. A gestão fica sob a responsabilidade do atual coordenador do curso, o Zootecnista Prof. Dr. Hermógenes Santana que também desenvolve o melhoramento do rebanho, tornando uma excelente oportunidade aos discentes de conhecimento nas áreas de nutrição, sanidade, melhoramento genético e gestão de rebanhos e afins.
Participaram também os rebanhos do Rancho Santana, Rancho Texas , Fazenda Cachoeirinha e SS Ranch.
Esse módulo didático de ovinocaprinocultura também atua na capacitação de produtores na universidade, e por meio de termos de cooperação com cabanhas da região do MATOPIBA, que tem alguns expositores nesta edição da Nacional, como o egresso e Zootecnista Breno Souza que participa de sua primeira nacional com excelentes resultados, citando o “oportunidade única de apresentar nosso projeto genético, além da troca de experiências e capacitação profissional como o Workshp” relata o Breno Souza.
Segundo o prof. Hermógenes, o evento quebrou o recorde de animais e de expositores, tornando o maior evento da raça fora da África do Sul, que acontece o conhecido “mundial” das raças Dorper e White Dorper.
A organização do evento foi a ABCDorper, SINCCO e ARCO, com apoio do Sebrae, Senar e GDF.
A admissão zootécnica foi realizada pelos Zootecnistas e inspetores da ARCO Gustavo Martins e Márcio Armando, na informatização a Zootecnista Melissa e na tradução e gestão de pista a Zootecnista Regina Valle.
O evento demonstra a força da Zootecnia Brasileira e sua atuação nas diferentes vertentes, assim como sua imensa contribuição a evolução da pecuária brasileira e seu impacto no PIB do país.