O custo de produção de aves vem sofrendo um aumento gradativo desde o início de 2015, segundo um levantamento recente feito pela consultoria Agri Stats. Até setembro, a elevação estava na média dos 5%. Entre os principais motivos está a alta do preço da energia elétrica, do diesel, dos grãos e a valorização do dólar.

De acordo com informações da Agri Stats, no início do ano, o setor gastava R$ 3,55 para produzir 1 quilo da carne de frango e, em setembro, este valor passou para R$ 3,72/kg. A expectativa da consultoria é que os mesmos fatores permaneçam elevando os custos até dezembro deste ano.

Na avaliação da consultoria, o aumento na tarifa de energia em cerca de 60%, dependendo da região, acabou provocando um impacto negativo em boa parte dos processos da avicultura, como manutenção de aviários, incubatórios, fábrica de ração e abatedouro.

No levantamento, outro fator que influencia o aumento no custo da produção de aves é o óleo diesel, que teve alta de 7,54% desde o início do ano. O milho e a soja, que apresentam uma trajetória ascendente desde junho. também influenciaram os custos de ração no período avaliado. Da mesma forma, a cotação mais alta do dólar inflacionou os custos totais de produção, já que alguns ingredientes da ração são importados, variando com base na moeda americana.

“Em contrapartida, a disparada do dólar favoreceu as receitas das agroindústrias que têm habilitação para exportação. Isso porque mesmo com os custos de produção mais altos, as margens operacionais são maiores na venda ao mercado externo”, afirmou em nota Geraldo Broering, gerente geral da Agri Stats no Brasil.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?