Recriando o habitat natural dos camarões, dois estudantes de zootecnia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) estão testando diferentes técnicas para produzir estes crustáceos em tanques. Para o ambiente ideal, eles utilizam água, sais e correntes de ar, injetados no tanque por meio de uma bomba. A iniciativa é dos acadêmicos Roosevelt Lote e Penelope Mosquero. As informações são da TV Centro América.
De acordo com os estudantes, o projeto foi motivado pela dificuldade de importação de camarão de outros estados para o Mato Grosso. Nos primeiros testes, foram utilizados 50 mil larvas do crustáceo. A água utilizada no sistema, que é chamado de BioFlocos, não precisa ser trocada durante cinco anos.
“Esse excesso de flocos que pode ficar do sistema pode virar farinha e até mesmo ração para os camarões”, explicou Roosevelt.
De acordo com a estudante Penelope Mosquero, apesar da produção de camarões ainda ser pequena, com o tempo eles pretendem comercializar em grande escala. Os camarões foram trazidos do Rio Grande do Norte, enquanto ainda eram larvas.
Para manter a produção, os acadêmicos pretendem fazer uma ração apenas com os ingredientes encontrados no estado, como farinha de milho.
Para o zootecnista Gilcler Alcino de Souza, essa forma sustentável na produção de camarões também facilita a solicitação de licenças ambientais.
“A questão de outorga na utilização de água, que é obrigatório para qualquer tipo de licenciamento será mais simplificado”.
Para a Associação dos Aquicultores do Estado de Mato Grosso (Aquamat), o cultivo do camarão, conhecido como carcinicultura, pode ter boa demanda no Estado.
“Isso traz para o agronegócio mais uma alternativa de renda. Se conseguimos produzir esse camarão, poderemos até exportar”, disse o presidente da entidade, Daniel Garcia Melo.
Os próximos passos do projeto devem ser divulgados assim que a fase experimental foi apresentada em um evento de discussão sobre piscicultura e carcinicultura, previsto para acontecer neste mês.
Boa noite. Estou interessado em maiores informações sobre o evento da carciniciltura.
Qual meio posso ser comunicado da data?
Oi Paulo! Infelizmente nós não temos informações sobre este evento. Se você entrar em contato com departamento de zootecnia da UFMT, talvez eles saibam te dizer a qual evento os acadêmicos se referiram.
Provavelmente o evento que estão se referindo, se trata do Fenacam que ocorrerá em novembro em Natal.