Seis equipes finalistas da Olimpíada Brasileira de Zootecnia (OBZ) estão reunidas no 29º Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec) para a fase final da competição. Nesta quarta feira (14), os acadêmicos realizaram as últimas provas teóricas individuais. Após, a comissão organizadora revelou o tema do desafio prático, que finalizará a competição: Soluções inovadoras da Zootecnia para os próximos cinco anos.
De acordo com Rosemary Galati, presidente da comissão responsável pela OBZ, os participantes terão até esta quinta (15), às 18h, para entregar um vídeo, de 10 minutos, e um material escrito, de cinco páginas, frente ao tema apresentado.
“O objetivo é desenvolver soluções tecnológicas e fomentar iniciativas inovadoras que promovam a ampliação da abrangência profissão frente à sociedade; inovações que promovam produtividade, bem-estar, qualidade, entre outras, das diversas criações assistidas pela profissão; desenvolvimento de produtos; uso de tecnologias; e outras ideias com potencial de aplicação e implantação nas áreas assistidas pela profissão”, explica.
APROVAÇÃO
Nesta fase final, cinco Estados mais o Distrito Federal estão presentes na competição. Entre os participantes, o clima é de entusiasmo.
“A OBZ incentivou os alunos a buscarem mais conhecimento sobre a Zootecnia e a se inteirarem mais no curso. Até na criação da equipe. Minha equipe mesmo tem tanto alunos que são formandos, quanto dos primeiros semestres. E isso é interessante para integração tanto da universidade quando da Zootecnia”, opinou Aloísio Alkmim de Oliveira Filho, da equipe ‘Zootecnia é para os Fortes’, representante da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Para o formando Rodrigo Brombati Vogt, da equipe ‘Tche, bagual!’, a OBZ veio para aprimorar a utilização dos conhecimentos vistos pelos acadêmicos durante a graduação.
“Nos possibilitou o contato com o estilo de prova aplicado pelo Enade e também um estilo que é aplicado por concursos, que são provas que virão a ser feitas por profissionais de Zootecnia formados daqui pra frente. Foi uma experiência muita boa”, explicou Rodrigo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS).
A premiação dos vencedores da OBZ será divulgada na sexta (16).