Recentemente, Goiás e o Instituto Federal Goiano ganharam mais uma especialização para fortalecer a Zootecnia brasileira. O programa Lato Sensu, aprovado pelo conselho superior (resolução 065/2018) foi intitulado “Produção e Utilização de alimentos para animais de interesse zootécnico”. As aulas começam em 2019.
A proposta foi elaborada por parte do corpo docente do IF Goiano campus Ceres sob presidência da zootecnista e coordenadora do curso de graduação em Zootecnia, Flávia Oliveira Abrão Pessoa.
O programa será aberto a candidatos diplomados em cursos de graduação reconhecidos pelo MEC e ligados à Ciências Agrárias e áreas afins.
“Este curso de Lato Sensu visa contribuir com uma demanda crescente das propriedades pecuárias e de profissionais das agrárias inseridos na região do Centro-Oeste, em aperfeiçoar técnicas de produção e utilização de alimentos para os animais domésticos criados neste domínio Cerrado e assim, fortalecer a área de nutrição animal no mercado agropecuário, com alternativas lucrativas, mas também sustentáveis”, explica Flávia.
BUSCA DE QUALIFICAÇÃO
A especialização buscará qualificação de profissionais em técnicas e estratégias específicas para a produção e uso racional de alimentos na agropecuária, buscando excelência do desempenho profissional no sentido do atendimento da demanda social, ambiental, além de promover melhorias no modelo produtivo dos animais.
O discente deverá cumprir a carga horária de 360 horas em disciplinas e cursá-las em 18 meses, com encontros quinzenais. Dentre uma gama diversificada de disciplinas ofertadas destacam-se: Agricultura de precisão; Alimentos alternativos na produção animal; Formulação de ração; Inovações na alimentação animal; Monitoramento e controle de pragas em pastagens; Nutrição animal de precisão, entre outras.
Mais detalhes sobre o programa estarão disponíveis em breve, através deste link.