Casa do Zootecnista do DF, na Granja do Torto (Foto: Divulgação)

A Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) e a Associação dos Zootecnistas do Distrito Federal e Entorno (AZOO-DF) inauguram oficialmente, neste sábado (11), a Casa do Zootecnista, sua nova sede conjunta. O evento irá das 12h às 17h.

Em setembro deste ano, as entidades realizaram uma solenidade de apresentação das nova sede, mas só agora ela está completamente finalizada e pronta para receber os profissionais não só do Distrito Federal (DF), mas de todo o Brasil.

A Casa do Zootecnista no DF está localizada dentro do Parque de Exposições Granja do Torto, iniciativa que pretende se tornar um dos maiores complexos agropecuários da região Centro-Oeste do Brasil.

A posição é estratégica, também, para os trabalhos de articulação da entidade junto ao Congresso Nacional, em Brasília.

A inauguração contará com a presença de zootecnistas de diversas partes do país, além de autoridades locais e regionais.

“Estamos felizes em, a partir da desaceleração da pandemia, podermos celebrar com a classe na nossa nova casa. Esta é uma conquista que demoramos muito tempo para viabilizar, mas que comprova que o nosso esforço diário vale a pena. Fizemos as parcerias certas, nas horas certas, e agora temos uma conquista efetiva. Temos, finalmente, o lar da Zootecnia”, disse o presidente da ABZ, Marinaldo Divino Ribeiro.

A Casa do Zootecnista será um espaço de congregação e, principalmente, de divulgação de conhecimento, funcionando como uma espécie de QG da Zootecnia nacional. O local auxiliará, também, os produtores de diversos segmentos do agro.

Nos quase 100 metros de área útil, serão planejados e desenvolvidos cursos, palestras e treinamentos. Só na região do Distrito Federal, são quase 900 zootecnistas que terão suporte nos trabalhos da casa.

“Os sócios e sócias da ABZ tiveram participação fundamental nesta conquista. Profissionais e estudantes que através da anuidade, contribuíram e contribuem para que a nossa associação avance e se fortaleça. Essa é uma conquista de todos”, ressaltou o presidente.

Recursos

A Casa do Zootecnista do Distrito Federal foi construída através do apoio parlamentar do deputado distrital Roosevelt Vilela, que indicou emendas para reforma e custeio do local.

O projeto teve o apoio total, também, do diretor-presidente da Granja do Torto, Eugenio Farias, que abriu as portas e acolheu a Zootecnia.

“Ter uma Casa do Zootecnista na capital federal sempre foi um sonho de muitos zootecnistas e agora ela está pronta. A casa tem como objetivo fortalecer a profissão sendo um espaço para aprimoramento profissional, reuniões e encontros para fortalecer Zootecnia e estreitar ainda mais os laços da profissão com a política”, explica José Franklin, presidente da AZOO-DF.

Antes deste espaço, a sede da ABZ ficava no prédio da Federação de Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (FAPE-DF), local cedido através de cooperação com o Sindicato dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Distrito Federal (Sincco-DF).

Pontos de apoio

Junto a Esteio (RS), a Casa do Zootecnista em Brasília é a segunda ativa no país, mas a terceira a ser criada. Anos atrás, Curitiba (PR) também teve uma Casa do Zootecnista, que foi fechada após a finalização de um contrato de parceria com um órgão local.

1 Comentário
  1. Jorge Corrêa 2 anos atrás

    Aos dirigentes das entidades as nossas saudações por esta importante conquista. Ter uma sede própria é consolidar posição perante os profissionais que se sentirão cada vez mais e melhor representados. Dá segurança institucional. Reiteramos os nossos parabéns a todos os colegas que estiveram à frente desta vitoriosa empreitada: ABZ e AZOO-DF.

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?