Saiba detalhes sobre a aplicação da prova e os conhecimentos gerais e específicos que farão parte da prova dos formandos em Zootecnia


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o INEP, órgão do Ministério da Educação responsável pelo ENADE  (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), publicou no Diário Oficial da União, a Portaria n. 289, em 26 de Junho de 2023, com as diretrizes de prova e componente de Formação Geral para a edição 2023 do exame.

O ENADE  tem como objetivo geral avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, às habilidades e competências para atuação profissional e aos conhecimentos sobre a realidade brasileira e mundial, bem como em relação a outras áreas de conhecimento.

Conforme o INEP,  a prova do Enade será constituída pelo componente de Formação Geral, comum a todas as áreas, e pelo Componente Específico de cada área. Os estudantes concluintes terão até quatro horas para resolver todas as questões, que serão divididas em dez questões de Formação Geral (uma discursiva e nove de múltipla escolha); e, no componente específico de cada área ou curso superior de tecnologia avaliado, serão mais trinta questões (uma discursiva e vinte e nove de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudo de caso).

A prova do ENADE 2023, para os formandos do curso de Zootecnia, seguirá o que prevê a Portaria INEP n. 300, que detalha as referências específicas da área de conhecimento. De acordo com a portaria citada, a prova da Zootecnia tomará como referencial do(a) estudante concluinte que ele tenha perfil “Crítico, com raciocínio lógico e interpretativo para identificar e solucionar problemas relacionados aos diferentes sistemas de produção animal”. Adicionalmente, o ENADE também trará questões para avaliar o formando em relação a sua ética, “consciência política, humanística e ambiental”, assim como a sua formação científica e tecnológica para atuar nas cadeias produtivas animais e do agronegócio” de forma a refletir o contínuo aprimoramento de suas competências e habilidades profissionais”.

Para saber mais sobre as habilidades que serão avaliadas no ENADE 2023, tendo como referência no processo de desenvolvimento as Diretrizes Curriculares Nacionais de Zootecnia, acesse o texto na íntegra, conforme publicação no Diário Oficial da União e disponíveis  nos links a seguir dispostos:
PORTARIA Nº 289, DE 26 DE JUNHO DE 2023; e
PORTARIA Nº 300, DE 26 DE JUNHO DE 2023.


Fonte: DIRCOM

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2025 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?