O IV Simpósio em Produção Animal e Recursos Hídricos (SPARH) receberá, no dia 22 de março, a participação do pesquisador Ronaldo Vibart, da Nova Zelândia, para apresentação do software de gestão de qualidade de água e nutrientes, o Overseer. A ferramenta já está disponível gratuitamente online para agricultores, consultores e assessores da indústria.

Ronaldo Vibart (Foto: reprodução: Farmax)

De acordo com informações da organização do evento, a ferramenta auxilia produtores rurais no manejo e gestão estratégica dos recursos naturais, nutrientes e resíduos das produções pecuárias. Além disso, minimiza as perdas de nutrientes para o meio ambiente.

Segundo Vibart, a escala e a intensificação da pecuária em seu país, particularmente a de bovinos de leite, tem sido um fator de pressão sobre os recursos naturais. Com isso, a quantidade e qualidade das águas que drenam a paisagem da Nova Zelândia têm sido tema de crescente preocupação e debate na sociedade. O programa Overseer se tornou uma ferramenta importante para os conselhos regionais, pois auxilia na gestão da qualidade de água.

Além de apresentar o software, Vibart vai relatar experiências hídricas voltadas para as cadeias de ovinos e bovinos de corte e leite.

FERRAMENTA BRASILEIRA
Uma tecnologia brasileira, semelhante ao Overseer, também será apresentada no SPARH. O software, desenvolvido pela Embrapa Suínos e Aves ajuda o produtor rural a estimar o número de suínos em uma granja com base no consumo de água, produção de dejetos, excreção de nutrientes e sistemas de armazenamento e tratamento de efluentes. Esse foi o primeiro programa brasileiro criado para a gestão adequada na suinocultura. Instituições de pesquisa, universidades, agroindústrias e a Fundação de Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina colaboraram para que o programa pudesse ser executado.

O simpósio em Produção Animal e Recursos Hídricos (SPARH) acontece nos dias 22 e 23 e março. As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de março no site da Embrapa.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*