ABZ e CBA discutem as barreiras para atuação de profissionais qualificados na cadeia produtiva do mel e querem atuar pra mudar essa situação
A Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) e a Confederação Brasileira de Apicultura (CBA) estão se articulando, mais uma vez, para defender o papel do Zootecnista na cadeia produtiva – e na qualidade, é claro! – do mel que chega à mesa do brasileiro.
Em reunião sobre o mercado da apicultura, os presidentes da ABZ, professor Marinaldo Divino Ribeiro, e da CBA, Sérgio Luiz Farias, abriram as conversações para uma pauta importante que será levada ao Governo Federal.
Em uma das pautas mais quentes do encontro, os representantes debateram a necessidade de buscar caminhos para eliminar as barreiras que impedem os profissionais qualificados de atuar como responsáveis técnicos em casas de mel; uma questão que impacta diretamente o mercado de trabalho dos Zootecnistas.
“Precisamos nos articular para sensibilizar o governo sobre a realidade da apicultura. Nós, da ABZ, junto com a Confederação, vamos trabalhar na proposição de projetos de lei de interesse dos produtores e dos profissionais com competência para atuar na cadeia. Este é o nosso papel”, explica Marinaldo.
A parceria da ABZ e da CBA no cenário nacional caminha para uma maior proximidade, o que seria um grande ganho para as duas entidades. Elas estudam a celebração de um acordo de cooperação, em que profissionais da Zootecnia e outros representantes da cadeia produtiva do mel sejam igualmente representados em ações de interesse comum.
Fonte: Dircom