O XXVI Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec) deste ano teve destaque na apresentação de resumos expandidos. O evento recebeu 870 trabalhos científicos, que foram apresentados por estudantes de graduação, pós, e profissionais das mais variadas áreas na tarde desta quinta feira (12), em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.
Dois dos participantes deste ano foram os acadêmicos Matheus Montanari e Leandro Lazari, que cursam o terceiro ano de Zootecnia na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Ambos, juntos da acadêmica Isadora de Souza, desenvolveram um trabalho sobre o índice de recuperação e qualidade de oócitos bovinos obtidos de ovários com e sem a presença de corpo lúteo.
“A pesquisa foi desenvolvida em um ano por iniciação científica e este trabalho acabou iniciando outras pesquisas no nosso meio acadêmico”, explica Lazari.
Assim como em anos anteriores, os congressistas puderem apresentar resumos em 11 áreas diferentes voltadas para a profissão. Porém, na edição comemorativa dos 50 anos, tiveram novidades na premiação dos melhores resumos apresentados. Agora, os vencedores vão receber credenciais para um evento científico em Londres.
Para a presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), Célia Carrer, além da troca de conhecimento, o espaço de apresentação de trabalhos no Zootec é um local de motivação para as pesquisas na Zootecnia.
“Desde que o Zootec foi criado, nós começamos a abrir espaço para as pesquisas de iniciação científica, que, na época, não recebiam muita exposição. Mesmo tendo caráter multieventos, o Zootec se tornou referência também no meio científico, justamente, por esse espaço ofertado”.
Saudade batendo e a coceira de apresentar mais trabalhos só cresce!
Prezad@s,
Gostaria de saber como conseguir os anais do ZOOTEC 2016.
Atenciosamente,
Prof. Ana Paula Ludtke Ferreira