A tecnologia rural vem mudando – e aprimorando – a forma como a Zootecnia produz alimentos. Em Cascavel, no interior do Paraná, uma fazenda leiteira funciona de forma totalmente automatizada, através do trabalho de robôs. Sozinhas, as máquinas são capazes de alimentar, ordenhar, cuidar do peso e das vacinas, da reprodução, ajudar no combate ao estresse dos animais e até limpar a sujeira. Um circuito automatizado identifica cada animal por meio de um chip e o trata exatamente como ele precisa. As informações são do Jornal da Record.

“Quando animais [vacas] estão neste sistema eles ficam muito mais à vontade, inclusive produzem muito mais porque elas estão livres de stress, se alimentam melhor e estão sempre mais aptas a produzirem mais leite”, explica o zootecnista Rozimbo Magro.

(Foto/Reprodução: Jornal da Record/R7)

A relação dos robôs com as vacas começa quando elas ainda são filhotes. A alimentação das bezerras é feita automaticamente através de um sistema capaz de monitorar quanto de alimento o animal consumiu, programando a quantidade de ração será necessária para a próxima refeição.

O coração da fazenda é uma máquina capaz de ordenhar até 80 vacas, três vezes por dia. Isso rende uma produção de 3500 litros de leite. Com os equipamentos “tocando” a fazenda, não há nenhum contato manual com o produto, que vai direto para a câmara de pasteurização. Na hora da ordenha, o robô não erra o alvo graças a uma tecnologia de câmeras 3D.

(Foto/Reprodução: Jornal da Record/R7)

As vacas são monitoradas constantemente por balanças, que enviam dados a uma central, que que define o quanto cada uma deve comer. A partir daí chega a vez de um robô-cocho, que dispensa a ração de forma individualizada.

(Foto/Reprodução: Jornal da Record/R7)

Já outros robôs limpam o esterco, controlam a temperatura do galpão e são capazes até fazer massagem nos animais.

ACOMPANHAMENTO

Todo o processo de produção é feito pelas máquinas. Já o produtor pode acompanhar todos os relatórios que envolvem os cuidados da fazenda pelo celular, através de aplicativo que reúne estas informações e as explica de forma detalhada.

“É uma coisa que era inimaginável até pouco tempo atrás, mas isso é o futuro e estou dizendo até um pouco mais que isso, já é o presente”, reforça Rozimbo.

O custo para implantação do modelo de fazenda autônoma, entretanto, é salgado: cerca de R$ 1,5 milhão.

Para quem quiser ver a reportagem em vídeo, clique aqui.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?