Com a proximidade das eleições do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), aumentam os debates entre zootecnistas sobre quem melhor representaria a categoria à frente da entidade. No pleito para o próximo triênio concorrerem três chapas, uma delas encabeçada pelo atual presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda. Apesar de haver divergência entre a categoria sobre qual chapa deveria ser eleita, é uniforme o discurso de que a chapa de Benedito não deve vencer as eleições. Muitos profissionais, não só da zootecnia, associam os 25 anos de permanência de Benedito à frente do sistema CFMV como uma ditadura.

“Temos a possibilidade de juntos mudar esta ditadura perpetuada por mais de 25 anos pelo atual presidente Benedito Fortes de Arruda. São 2 chapas de oposição que podem fazer esta diferença. Conversem com os votantes dos seus Conselhos Regionais e conclame-os a promover esta importante mudança”, disse a presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas, Célia Carrer.

A nova diretoria e os novos conselheiros do próximo triênio serão eleitos pelos delegados dos Conselhos Regionais, por maioria absoluta de votos. Na mesma reunião são eleitos os suplentes para o Conselho. Cada CRMV tem direito a três delegados-eleitores, sendo dois delegados-natos e um delegado-eleito. Apesar de o voto não ser aberto ao público em geral, zootecnistas estão pedindo aos delegados que optem pela mudança.

REPRESENTATIVIDADE DE ZOOTECNISTAS

Nestas eleições, a categoria dos zootecnistas está sendo representada por cinco profissionais da área, que estão distribuídos entre três chapas. Na chapa 10, liderada por Benedito, o zootecnista Adeilton Ricardo da Silva, de Rondônia, concorre no cargo de suplente.

A segunda chapa, liderada pelo médico veterinário Francisco Cavalcanti de Almeida, conta com três zootecnistas na lista. Wendell Lima no cargo de conselheiro efetivo e os zootecnistas Fábio Holder e Paula Gomes Rodrigues como conselheiros suplentes.

Na terceira chapa, liderada pela médica veterinária Ana Elisa Fernandes, a zootecnia é representada por Walter Motta Ferreira, que concorre ao cargo de conselheiro efetivo.

Apesar de o número de zootecnistas concorrendo nestas eleições ser maior do que o último pleito, profissionais da área ainda acham que a representatividade da categoria é pequena frente ao conselho.

“É pouco, 3 chapas e 5 candidatos distribuídos entre elas… Precisamos de mais representatividade”, pontuou o estudante de zootecnia Wayron Araujo de Castro em um comentário na página da ABZ.

Para conferir as propostas das suas respectivas chapas, clique aqui. Para ler a publicação do Diário Oficial da União com o deferimento das chapas, clique aqui. Para ler a convocação de eleição pelo CFMV, clique aqui.

 

1 Comentário
  1. Domigos Barbosa 7 anos atrás

    Os Precisam de fato é do seu conselho, isto é que de fata representa os anseios da categoria, enquanto não for efetivado isto os Zootecnista serão usados como massa de manobra e não terão nem vez e nem voz dentro do CFMV, portanto companheiros mãos a obra e o CFZ deve ser nossa Luta e o nosso objetivo acima de tudo.

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*