(Foto: Divulgação)

A diretoria da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) esteve na Câmara dos Deputados, em Brasília, para tratar de projetos em tramitação e novas propostas que irão dar mais destaque a profissão no Brasil. A categoria foi representada pelo presidente da entidade, Marinaldo Divino Ribeiro, e também pelo vice-presidente, Cássio José da Silva. Eles passaram pelos gabinetes dos deputados federais André Amaral e Arnaldo Faria, pelo gabinete da deputada Érica Kokay, e pela Secretaria da Comissão de Constituição e Justiça.

No gabinete da deputada Érica, o assunto foi o PL 10496/2018, que dispõe sobre o benefício de pagamento de meia entrada para profissionais de ciências agrárias nos eventos agropecuários. Érica é a relatora do PL. Na oportunidade, os representantes da ABZ contextualizaram o papel dos profissionais zootecnistas para o país, bem como expuseram a importância de encaminhamento de parecer favorável à aprovação do PL.

COMISSÃO DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA

Na secretaria da Comissão de Constituição e Justiça, Marinaldo e Cássio obtiveram informações sobre a última movimentação realizada em julho deste ano e o nome do relator do PL 7202/2006. O PL altera a Lei nº 4.950-A, de 22 de abril de 1966, para incluir o zootecnista no conjunto de categorias profissionais por ele previstas e confere, portanto, equiparação de remuneração de profissionais diplomados em Engenharia, Química, Arquitetura, Agronomia e Veterinária.

Segundo informações do portal da Câmara dos Deputados e da Secretaria da Comissão, a última movimentação feita no supracitado projeto foi a abertura e o fechamento de prazo para emendas. Ainda segundo a Secretaria não houve nenhuma propositura de emenda, estando mesmo aguardando o parecer do relator designado, o deputado Arnaldo Faria de Sá.

“Fomos ao gabinete do deputado para ouvir seus sentimentos de intenções e colher informação da previsibilidade de emissão de parecer. Todavia, a assessoria do deputado colheu as informações apresentadas e ficou de apresentar com brevidade o posicionamento do deputado”, explicou Cássio.

MAIS PROJETOS

A última visita da diretoria da ABZ foi realizada no gabinete do deputado André Amaral, onde Marinaldo e Cássio obtiveram informações sobre a dinâmica de tramitação dos PL’s 10496/2018 e 10675/2018, ambos de iniciativa do deputado.

“No tocante aos novos projetos demandados pela ABZ, tem-se a alteração de legislações vigentes para incluir o profissional Zootecnista no escopo das atribuições que regulamentadas e buscar novas oportunidades de inserção do Zootecnista em áreas de sua competência, mas não previstas em tais legislações. Dentre eles destaca-se o PL para inclusão do Zootecnista dentre as profissões ranqueadas como habilitadas para exercer o cargo de perito da Polícia Federal”, explicou Marinaldo.

0 Comments

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Log in with your credentials

Forgot your details?