A diretoria executiva da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) realizou, durante o 29º Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec), dois fóruns importantes para debater o cenário educacional das graduações. O primeiro deles foi o 14º Fórum de Entidades Estudantis de Zootecnia e o segundo encontro foi o Fórum de Coordenadores de Cursos de Zootecnia. Ambos ocorreram na última quarta feira (14), em Uberaba, Minas Gerais.

No Fórum Nacional de Entidades Estudantis, o presidente da ABZ, Marinaldo Divino Ribeiro, falou sobre o congraçamento entre as entidades e a oportunidade de fomentar o movimento e a articulação estudantil.

“Queremos fomentar a manutenção de vínculo institucional entre as entidades com a ABZ, gerando também a oportunidade de identificação e formação de novas lideranças estudantis”.

(Foto: Divulgação)

No encontro, um dos temas foi o reconhecimento e a vinculação institucional da ABZ Jovem com previsibilidade estatutária. Outras pautas abordaram as categorias de sócios isentos; apoio à realização de eventos institucionais e parcerias institucionais; estudo de mudança de nomenclatura do curso para engenharia zootécnica, entre outros.

“Este foi um momento também para a apresentação da ABZ como entidade ao coletivo dos estudantes e oportunidade de socialização das atividades e ações desenvolvidas pela entidade”, frisa Marinaldo.

FÓRUM DE COORDENADORES

No Fórum de Coordenadores, estiveram presentes zootecnistas de diversas regiões e instituições de ensino do país. O objetivo do encontro foi coordenar as ações de garantia da condição da ABZ como guardiã do processo de formação em Zootecnia nos diferentes níveis.

(Foto: Ascom)

“Trabalhamos, também, para auxiliar às coordenações na gestão dos cursos de Zootecnia, além de refletir e estabelecer ações em parceria com as coordenações em benefício da oferta e qualidade dos cursos de Zootecnia no país”, relembrou o presidente da ABZ.

No fórum foram debatidos outros temas técnicos, entre eles:

– Pensar a formação em Zootecnia no que se refere às habilidades, competências e perfil dos egressos;

– Articular-se com as instâncias correlatas, de avaliação e regulamentação do ensino no país.

– Resolução normativa que estabelece a vinculação mantendo sua total e irrestrita autonomia, mas confere à ABZ a possibilidade de certificar e apoiar o desenvolvimento das ações do fórum;

– Vinculação da Reunião de Ensino e do Fórum com previsibilidade estatutária;

– Responsabilidade de articulação para organização da reunião de ensino em conjunto com a CNEZ do Conselho de Classe na perspectiva de sua viabilização;

– Contribuição com a Comissão Assessora ENADE Zootecnia do Inep

– Ações institucionais em parceria com as coordenações.

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