Pela primeira vez na história da instituição, a Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) realizou uma série de encontros com os dirigentes imediatos das Instituições de Ensino Superior (IES) mantenedoras dos cursos de graduação em Zootecnia no Brasil. Os encontros foram realizados no final de abril de forma remota, conforme as regiões geográficas do país. Participaram os diretores, chefes de departamento, coordenadores de curso, coordenadores adjuntos ou vices, membros do Núcleo Docente estruturante de cursos, diretores estaduais da ABZ, representantes dos estudantes e da ABZ Jovem, representantes do Fórum Nacional de Coordenadores de Ensino de Graduação e membros da atual gestão da ABZ.

Segundo o presidente da ABZ, Marinaldo Divino Ribeiro, o objetivo com a série de encontros, foi estabelecer a aproximação institucional e o estreitamento das relações institucionais entre a entidade e as escolas para o diálogo em torno da formação de qualidade em Zootecnia.

“Nas reuniões nós reforçamos a importância do papel institucional da ABZ nos diferentes níveis, especialmente na graduação e que, para tanto, mantém espaços coletivos de reflexão sobre a educação em Zootecnia por meio da Reunião Nacional de Ensino em Zootecnia e do Fórum de Coordenadores de Cursos de Graduação em Zootecnia”, detalhou Marinaldo.

Entre as pautas abordadas nos encontros, estiveram: a coordenação de curso de graduação em Zootecnia; o canal de comunicação institucional com a ABZ; grupos de componentes curriculares da Zootecnia; os eventos institucionais da Zootecnia Brasileira; e o apoio institucional projetos de interesse dos Zootecnistas.

“Os assuntos foram tratados de um a um, com contribuições dos participantes de forma a enriquecer o diálogo interinstitucional em favor da educação em Zootecnia”.

Segundo Marinaldo, a ABZ pretende fazer novas rodadas de encontros semestrais ou anuais entre os dirigentes e a associação, de temas para reflexões no espaço da reunião e do Fórum de Ensino de Zootecnia, além da proposição de apoio institucional das escolas às demandas de projetos apresentados que representam o interesse coletivo. Com estes encontros, a ABZ quer, também, potencializar o direcionamento para avaliação das Diretrizes Curriculares Nacionais da Zootecnia e o compromisso das escolas em buscar observar as sugestões apresentadas pela entidade para o diferentes pontos de pauta sempre que possível.

 

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?