A diretoria executiva da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) acionou, ainda na noite da última terça-feira (9), sua assessoria jurídica para recorrer da decisão do Tribunal Regional da 1ª Região, que definiu como privativa aos médicos veterinários a responsabilidade técnica na em produção de aves. O ato fere a Lei 5.550/1988, que prevê as diretrizes de trabalho do profissional zootecnista.

“Este tipo de publicação do CFMV é a expressão do tratamento dispensado à Zootecnia. Todavia, temos que fazer uma reflexão. A resolução que regulamenta RT para os veterinários em ambientes de produção e reprodução avícola é antiga e porque nós Zootecnistas nunca nos mobilizamos em apoio à ABZ para juntos ir contra essa arbitrariedade e tantas outras? Onde está o Zootecnista que manifesta nas redes sociais, mas não dá as mãos à ABZ para juntos vencermos as barreiras impostas por instrumentos normativos que impedem a livre concorrência pelos mesmos postos de trabalho?”, questiona Marinaldo.

Segundo o presidente da Associação, a decisão do TRF é arbitrária e impede a livre concorrência.

“Um Conselho que representa democraticamente duas profissões nunca poderia atuar em benefício de uma. É, literalmente, um desserviço que se presta a Zootecnia e a sociedade”.

Marinaldo relembra que, em casos como este, a união da classe é fundamental.

“Somos em torno de 35 mil Zootecnistas, 20 mil alunos e dos nossos sócios, 78% são estudantes. Alternativas de propostas para mudar os rumos da nossa Zootecnia a ABZ tem, mas falta força e recurso. Então, ao meu ver, é preciso que estudantes e profissionais mudem o paradigma, o comportamento e a atitude para fazer mais por nós mesmos e nossa Zootecnia por meio da ABZ”.

1 Comentário
  1. Kleber Reis Rocha 5 anos atrás

    Olá. Sou acadêmico de Zootecnia UFAM Parintins AM. Em um determinado momento da minha vida acadêmica tomei a iniciativa de construir um aviário reutilização de sobras de obras. Mas muito funcional. Obtive bons resultados financeiros e experiência. O que estão fazendo com nossa classe é uma grande falta de respeito. Sucesso a todos. Juntos somos mais fortes.

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?