A zootecnista de Recife, Vanessa Cavalcante, entrou em contato com a Associação Brasileira de Zootecnistas para tirar uma dúvida que, provavelmente, é recorrente entre vários profissionais. Ela quis saber se pode receitar vitaminas e minerais em uma dieta natural para cães. Quem responde é o vice-presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), Ézio Gomes da Mota, que também é Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Confira abaixo:

Leia também:
Falta de informação ainda exclui zootecnistas na indicação de rações
“Não deveria existir a ideia de ração medicamentosa”, defende zootecnista

“As Farmácias de Manipulação são registradas no MAPA no Setor de produtos veterinários. E obrigatoriamente devem ter um MV como RT. Normalmente as manipulações são de produtos veterinários para tratamento. Entretanto, não é proibido formular dietas e, sendo assim, poderiam formular também as vitaminas e minerais.

Ocorre que neste caso vai ter um pequeno problema, o Zootecnista para indicar uma vitamina ou mineral para um animal, o mesmo deve ter passado anteriormente por uma avaliação nutricional. Ai você poderia indicar sim e mandar manipular, para consumo específico do animal de um consumidor que o levou para uma avaliação nutricional.

No caso das dietas, não existe a possibilidade de você fazer ela pelas metades, exceto se estiver claramente identificado no rótulo/embalagem da mesma a sua limitação de uso, e, o que deve ser adicionado para que atenda a exigência nutricional do animal. Exemplo mais comum são os Suplementos: eu faço um suplemento mineral só com inclusão de microelementos e digo que ele deve ser adicionado às fontes de macro elementos sob indicação de um profissional habilitado (teria que ser outro produto comercial).

Ou seja, eu não posso colocar no mercado um produto não completo e o mesmo ser complementado com um produto de manipulação que já não esteja embutido no mesmo”.

Também tem uma dúvida sobre a profissão e quer esclarecer com a ABZ? Nos mande uma mensagem clicando aqui.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?