“Fazendo uma rápida pesquisa, notei que o curso de Zootecnia na maioria dos outros países, é titulado como Animal Sciences. No caso, haveria a possibilidade da equivalência do curso brasileiro de Zootecnia ao de Animal Sciences em tais países? Caso sim, que países possibilitam a revalidação e a equivalência do diploma?”. O questionamento é da Rafaela Gomes, que pediu um esclarecimento da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) sobre o tema pelo Facebook.

Quem responde à pergunta é o professor, zootecnista e presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), Marinaldo Divino Ribeiro.

Confira abaixo:

Marinaldo: Sim. Isso é praxe entre os países que mantém ativa relações diplomáticas entre si. Todavia, todos os países tem políticas específicas que regulamentam o procedimento de revalidação ou equivalência. É preciso, portanto, saber qual país de interesse e a política do mesmo.

Outra questão é: os países que tiveram a influência da escola inglesa denominam a formação em Zootecnia de Animal Sciences e os países que tiveram a influência da escola francesa a denominação de Engenharia Zootécnica ou Zootecnia.

Todos os países ibero-americanos são em sua maioria Engenharia Zootécnica e Alemanha mais Brasil é Zootecnia.

Como o Brasil tem o maior número de cursos, então entre os países ibero-americanos predomina Zootecnia em número de cursos, mas em número de países, Engenharia Zootécnica.

Saiba mais sobre nomenclaturas

A Zootecnia nos países ibero-americanos

Leia também

ABZ responde: qual o piso salarial de zootecnistas?
ABZ responde: zootecnista pode receitar vitaminas e minerais em dietas?

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?