A pressão de zootecnistas e centros acadêmicos de todo o Brasil fez com que o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) emitisse uma nota de esclarecimento sobre o novo Manual de Responsabilidade Técnica de zootecnistas e médicos veterinários. Um documento prévio sobre as novas cláusulas do manual foi divulgado na semana passada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RN) e causou discussões por deixar zootecnistas à margem de áreas que, por lei, são de sua atuação.

Na nota, o CFMV informou que o novo manual ainda está em fase inicial de estudo, que foi conduzido pela Comissão Nacional de Responsabilidade Técnica do CFMV. Apenas um zootecnista teria participado do estudo, segundo a nota.

Ainda segundo o CFMV, após a análise da minuta pelas regionais, a proposta do manual será submetida a consulta pública a toda a sociedade.

“Após ciência, análise e pronunciamentos de médicos veterinários e zootecnistas integrantes de comissões assessoras, foi e está submetido à análise e considerações dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária, inclusive conselheiros e membros de comissões assessoras compostas por médicos veterinários e zootecnistas”.

Para o presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), Marinaldo Divino Ribeiro, o Conselho precisa representar as duas categorias de forma democrática.

“Para uma pauta como o Manual de Responsabilidade Técnica, deve começar constituindo grupo de trabalho com quantidades iguais de profissionais indicados pelos pares e, sobretudo, propor um documento que respeite as competências profissionais das categorias nele albergadas por força de lei”.

Marinaldo reforçou, ainda, que a classe não é contra o novo manual, mas pede para que ele seja feito de maneira justa.

“Não podemos e nem desejamos ser contra a existência de manual, pois ele orienta as atividades profissionais e confere parâmetros para proteger a sociedade dos maus serviços prestados. O que não se pode é criar uma porta aberta para impactar negativamente no ambiente de trabalho dos profissionais por meio de instrumentos normativos nocivos”.

0 Comments

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Log in with your credentials

Forgot your details?