As eleições do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) terminaram no final da noite desta sexta feira (01) com a eleição da Chapa 20, encabeçada pelo médico veterinário Francisco Cavalcanti de Almeida. Ele assume a autarquia após o Conselho ter ficado 18 anos sob a liderança do médico veterinário Benedito Fortes de Arruda. O processo eleitoral, de acordo com as normas do CFMV, deveria ter sido encerrado às 15h, porém, medidas judiciais arrastaram a eleição até tarde da noite.

A Chapa 10, que até a última quinta feira (31) estava afastada das eleições através de um mandado de segurança (entenda aqui), pôde voltar a concorrer através de um recurso expedido e entregue para a comissão eleitoral durante o pleito. Com isso, o processo que já tinha sido iniciado entre as chapas 20 e 30, recomeçou para a inclusão da chapa de Benedito.

De acordo com informações de membros das chapas concorrentes que participaram presencialmente do pleito, o processo seguiu até 21h. Na apuração, a Chapa 20, de Francisco, e a Chapa 10, de Benedito, passaram para o segundo turno. Nesta segunda votação, a Chapa 20 foi eleita por 43 votos favoráveis. A chapa de Benedito ficou com 36 votos.

Para Marinaldo Ribeiro, presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), a eleição de Francisco representa uma esperança para a categoria.

“Francisco já tinha afirmado compromisso com a categoria dos zootecnistas e agora, com a sua eleição, esperamos que nossa inserção dentro do CFMV seja maior, mudando a história de relação entre a ABZ e o Conselho”.

REPRESENTATIVIDADE 

Na Chapa 20, três zootecnistas defendem a categoria na composição. Wendell Lima assume o cargo de conselheiro efetivo e os zootecnistas Fábio Holder e Paula Gomes Rodrigues entram no CFMV como conselheiros suplentes. Durante o período de campanha, a Chapa 20 divulgou propostas exclusivas para a zootecnia, entre elas, criar uma assessoria política para defender, no Congresso Nacional, os assuntos de interesse da categoria. Outra proposta é a de criar uma câmara técnica de zootecnia com o objetivo de analisar projetos e propor ações, visando o desenvolvimento da profissão. Uma terceira proposta ainda diz respeito a recomposição das comissões de zootecnia no sistema CFMV/CRMV’s. Para ler todas as propostas de campanha da Chapa 20, clique aqui.

ENTRAVE

Apesar da eleição de Francisco e de sua chapa ser legítima, zootecnistas preveem uma possível retaliação de Benedito nos próximos dias através de medidas judiciais que tentem anular a eleição da Chapa 20.

Confira a composição da chapa eleita para o próximo triênio.

2 Comentários
  1. Patricia 7 anos atrás

    Boa noite.
    Entre em contato para esclarecer dúvidas referente uma cobrança que recebi do CRMV, referente a algum turno de votação ( O CRMV, nem especificou qual turno eu supostamente estou em debito ). Solicito saber se eu, que nunca estive inadimplente em quase 20 anos tenho direito a tais esclarecimentos.
    1- Se o Advogado do CRMV pode me explicar se Resolução tem valor de lei e se eu optar por não efetuar o pagamento, qual a pena desse ato
    2- Gostaria de saber qual critério é usado para saber se eu enviei o meu voto , ou se não votei de fato.
    3- se essa cobrança a meu ver indevida pode ser extornada, o mais rápido possível até que eu receba provas de que não votei.
    4- se o valor exorbitante da fatura procede, pois é surreal.

    5- em quantos dias terei uma resposta respondendo minhas dúvidas.
    6- o número da resolução do site não exibe nada além de uma mensagem que até já enviei por email à instituição. – não exibe a resolução.
    7- solicito uma cópia do contrato que tenho com o CRMV, desde ano 2000.

    Como nunca havia recebido uma multa por não votar neste conselho, para eleger quem nem conheço , ou simplesmente para anular meu voto, desconhecia o valor de 30% da anuidade.
    Acredito que a multa por não se votar no presidente da república! Não passe de 5 reais.
    Sinceramente, nessa moda de passar o Brasil a limpo, já estou entrando em contato com a imprensa,redes sociais para que esse abuso de autoridade, a meu ver, seja revista e seja de acordo com o nível salarial do país, pois é inacreditável uma multa desse montante, por uma votação em que não se divulga nada, e só sei que uma única chapa , as vezes é candidata!
    Acredito que o crime de quem não vota ( O QUE NÃO FOI MEU CASO), seja tão lucrativo para o conselho. Penso que outros meios mais justos hajam de se ganhar dinheiro.

    Eu votei e sei que votei, gostaria de que me enviassem então as devidas provas dessa absurda cobrança, o mais rápido possível. Amanhã vou entrar em contato com o PROCON, pois apenas consegui falar com o advogado por email, que falou que por ser resolução, há que ser visto o contexto, mas realmente pode deixar margem à dúvidas.
    Digo ainda que meu aborreci foi tão grande, que resolvi fazer meu cancelamento no CRMV, pois não confio mais na instituição. Tenho atuado pouco, e sinceramente! Tenho muita obrigação junto ao CRMV, e nunca recebi vantagem alguma.
    Se o advogado poder me esclarecer o valor de uma resolução caso eu não pague a multa e a pena disso! Como chegam a conclusão que não votei, e as demais questões acima que lhe couberem.
    Em qual órgão cdo CRMV posso fazer uma queixa, como uma ouvidora, por exemplo!
    Nunca atrasei uma mensalidade e pago com prazer e em dia as minhas contas! Mas pagar por uma coisa que não devo, acredito não ser correto.
    MUITO ABORRECIDA PATRICIA DA FONSECA CARDOSO
    CRMV 4489 -PR
    CPF- 02306015961
    RG 63582271
    FONE 43 32524861
    43 999816028
    RUA PAVÃO 459 – ARAPONGAS – PR – 86 700215
    SE FOR POSIVEL UMA CONFIRMAÇÃO DE QUE NUNCA ATRASEI MENSALIDADES EM QUASE 20 ANOS, NUNCA RECEBI NENHUMA MULTA TAMBÉM, TALVEZ AJUDE A ACHAR AS PROVAS QUE DIZEM TER QUE NÃO VOTEI
    Aproveito também pra dizer que da queixa que fiz no site do CFMV, não consegui obter copia pois o único meio de contato foi deixar uma mensagem no lugar reservado a mandar email no próprio site. Não recebi também nenhum email com minha queixa registrada .e não achei nenhum email direto ( sem ser o afixado no site) para meio de comunicação que me deixasse uma cópia como a que envio agora. Por isso envio para os destinatário declaro dos em sites do CRMV
    Patrícia Cardoso

    • Caio Budel 7 anos atrás

      Oi Patricia! Repassei o seu contato para a nossa diretoria e em breve te damos um retorno!

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?