Uma das atividades que vem sendo desenvolvidas pela Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) diz respeito ao resgate da memória da Zootecnia e, também, da formação da entidade, que tem mais de 30 anos. Como parte deste projeto de memória, o atual presidente da ABZ, zootecnista Marinaldo Divino Ribeiro, entrevistou o primeiro presidente da entidade, Luiz Augusto Müller.

“Nós estamos com um projeto de memórias da ABZ e a gente tem buscado esse resgate da construção da nossa história a partir dos nossos ex-presidentes e de pessoas que de alguma maneira colaboraram com a nossa história”, ressalva Marinaldo Divino Ribeiro, presidente da ABZ.

Na entrevista, que está disponível no YouTube, Luiz Augusto fala sobre as primeiras articulações para a criação da ABZ e, também, sobre pessoas importantes neste processo, como os zootecnistas Matheus Paranhos, Reginério Soares de Faria, Sérgio Sanvastano e outros. Segundo ele, a ABZ foi fruto da união do movimento estudantil, encabeçado pela Associação Nacional dos Estudantes de Zootecnia, em paralelo ao trabalho que vinha sendo feito por profissionais ativistas do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro.

(Foto: Reprodução)

“Houve um levante para que a gente tivesse uma entidade que nos representasse nacionalmente […] A gente fez um primeiro encontro em Santa Maria, depois um em Curitiba, outro em Botucatu e depois Pirassununga, onde, neste momento, todo mundo motivado, em assembleia concordamos em criar a ABZ e eu fui designado primeiro presidente pelo envolvimento com a causa”, lembra Luiz Augusto, contextualizando que, antes disso, já haviam movimentos espaçados de valorização da Zootecnia ocorrendo ao redor do país, com muita força, principalmente, no Rio Grande do Sul, onde já tinha sido criada uma associação representativa e, na época, se buscava força para a criação, também, de um sindicato.

Assista, abaixo, a entrevista completa.

4 Comentários
  1. Amir Dal Bosco 4 anos atrás

    Grande prazer de reencontrar o colega Luiz Augusto Muller. Muita luta pela Zootecnia. Abraços.

  2. Guilherme Minssen 4 anos atrás

    Que privilégio poder escutar o colega Luiz Augusto, parceiro de tantas batalhas na década de 80 conosco.

    Um forte abraço a quem tanta força nos deu no DAZOD da UFSM-RS e na AGEZ.

  3. Liane Filomena Muller 4 anos atrás

    Muito legal a ABZ resgatar sua história. A importância de criar um setor que organize a categoria é fundamental. Além disso, percebe-se que há ainda uma organização competente e preocupada em dar continuidade ao que foi feito, não esquecendo de quem fez essa história acontecer. Parabéns, Luiz Augusto! Parabéns, ABZ!

  4. Jorge Corrêa 4 anos atrás

    Há algum tempo venho tentando saber dos colegas que outrora trabalharam intensamente pelo fortalecimento da nossa profissão. E foi com entusiasmo que vi e ouvi o Müller discorrendo sobre os primeiros movimentos dessa empreitada, que não foi nada fácil. Parabéns parceiro pela sua entrevista e receba o meu abraço e agradecimento por tudo que realizou pela Zootecnia nacional. Zootª Jorge Luiz Corrêa

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?