Nota ABZ nº: 07/2020

A Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) vem a público manifestar pesar pelo falecimento, aos 83 anos, do produtor Manoel Dantas Vilar Filho (Manelito), ocorrido hoje, 28 de julho, em Campina Grande, Paraíba. Manelito era proprietário da Fazenda Carnaúba, em Taperoá (PB).

Manelito teve importante contribuição para o desenvolvimento da produção animal no Nordeste, servindo de modelo para o Brasil (Foto: arquivo pessoal/família Dantas)

Natural de Taperoá, Manelito Dantas Vilar era engenheiro civil e professor aposentado da área de Hidrologia da Universidade Federal da Paraíba, mas após a morte do pai, abandonou a vida profissional/urbana para dedicar-se totalmente às fazendas da família. Pioneiro, tornou a fazenda uma referência em todo o país. A Fazenda Carnaúba é referência nacional em genética de caprinos, ovinos e bovinos. É também, um exemplo de um sistema único de produção viável para 90% do semiárido brasileiro, utilizando-se da preservação de aspectos sociais e culturais. O produtor Manelito administrava com seus cinco filhos a fazenda, que está na posse sucessiva da família, desde o século 18 (8ª e 9ª geração, respectivamente). Um de seus filhos, Daniel Pereira Dantas, é zootecnista.

A ABZ se solidariza com a família e amigos neste momento de tristeza pela perda deste grande profissional que realizou importantes contribuições em prol da agropecuária no Brasil.

Associação Brasileira de Zootecnistas.

1 Comentário
  1. Rafael Miranda Arraz 4 anos atrás

    Tive a grande oportunidade de conversar com esse ser maravilhoso! tive somente uma oportunidade de bater um papo, quanto aprendizado em poucas palavras ! um ser sábio e generoso ! Que Deus conforte a família e amigos !

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?