Prefeitura de Uruguaiana abre concurso na área de zootecnia, mas zootecnistas não podem concorrer

No final de março, a Prefeitura de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, lançou um edital que oferta vagas na área de zootecnia, porém, o documento só permite a inscrição de médicos veterinários e engenheiros agrônomos. Ironicamente, Uruguaiana foi a primeira cidade do Brasil a receber o curso de zootecnia, em 1966. A Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) é contrária a qualquer caso semelhante a este.

Neste caso, o edital prevê a contratação de profissionais para preenchimento de cargos em um curso técnico de agropecuária. Entre as exigências, está a de conhecimento comprovado em áreas comuns de atuação do zootecnista, como Introdução a Produção Animal, Bem-Estar Animal, Apicultura, Bovinos de Corte, Bovinos de Leite e outros (confira as exigências aqui).

Como entidade defensora dos direitos dos zootecnistas, a ABZ encaminhará um ofício à Prefeitura de Uruguaiana solicitando a retificação do edital.

OUTROS CASOS
Este não é o primeiro caso em que a ABZ irá intervir em editais que oferecem vagas na área de zootecnia, mas que não permitem a inscrição de zootecnistas. Em 2016, a associação solicitou a alteração de editais na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e Prefeitura de Nova Ipixuna, no Pará. Destes, a ABZ conseguiu a alteração de dois editais.

Em casos semelhantes a estes, estudantes de zootecnia e zootecnistas podem entrar em contato com a ABZ para que a diretoria da associação contate as organizações responsáveis pelos concursos.

5 Comentários
  1. Darcilo Miranda, 8 meses atrás

    Lamentável, de novo….

  2. AMIR DAL BOSCO 8 meses atrás

    Uruguaiana, berço da ZOOTECNIA BRASILEIRA, não pode promover tamanha discriminação ao profissional ZOOTECNISTA. Tenho a honra de ter me formado na extinta PUCRS- Campus Uruguaiana. Muitos colegas de turma eram de Uruguaiana e por certo devem estar perplexos com tamanho desprezo pelo poder publico municipal. Creio sinceramente de que haverá reconsideração e um novo edital contemplando o profissional Zootecnista no referido concurso é o que esperamos.

  3. Adilson 8 meses atrás

    E o CFMV fez oq?

  4. Geane cordeiro da Fonseca 8 meses atrás

    Eu acho isso absurdo, por que tem vários zootecnistas capacitados pra área que é sua , e ficam abrindo edital pra médicos veterinários e agrônomos, que muitas vezes não são capacitados pra área ! Só acho que cada um tem seu espaço, e a área de zootecnia são para os zootecnistas!

  5. Luiz Gonzaga de Macedo 8 meses atrás

    Precisamos agir urgentemente , sobre a necessidade dos Cursos de Veterinária, adequar a carga horária nas matrizes curriculares, pois dependo da Univ. Cada vez mais ocorre redução dá carga horária .

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2017 Associação Brasileira de Zootecnistas
Desenvolvido por Agrobase
ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account