Os resultados do último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2019), divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta terça-feira (20), revelaram que quatro escolas de Zootecnia ficaram com Conceito 5, nota máxima do exame. Todas as instituições que atingiram esta nota são públicas. Ao todo, 2.651 acadêmicos participaram do Enade.

“Os resultados do Enade mostraram que a Zootecnia está no caminho certo. Comprovaram a dedicação dos nossos estudantes de todo o Brasil e, também, o empenho dos nossos professores e professoras. Um resultado histórico para a nossa classe estudantil”, detalha Marinaldo Divino Ribeiro, presidente da ABZ

Universidade Federal de Viçosa

Universidade Federal da Bahia

Universidade Federal de Goiás (campus Jataí)

Universidade Federal de Lavras

(Arte: Divulgação)

A prova do Enade é composta de 40 questões, sendo 10 de formação geral (que aferem aspectos da formação profissional) e 30 de componente específico (com perguntas específicas sobre o curso no qual o aluno está se formando). Esse teste permite que o MEC produza dois indicadores de qualidade: o Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD).

O Conceito Enade é calculado a partir do desempenho dos alunos na prova. Já o IDD leva em conta também o desempenho do aluno no Exame nacional do Ensino Médio (Enem), para medir o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes.

Ao todo, 97 Escolas de Zootecnia participaram do Enade. Além das 5 com nota máxima, 28 atingiram conceito 4 e 32 atingiram conceito 3. No IDD, 10 escolas atingiram nota máxima (5); 27 atingiram 4; e 46 atingiram 3.

Confira os dados completos fazendo o download das planilhas abaixo.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?