Profissionais da zootecnia começaram a se mobilizar na Paraíba para discutir o cenário atual da profissão no país e no estado, visando e traçar metas para que a área se destaque ainda mais. Na sua primeira reunião, realizada no último final de semana, 40 zootecnistas estiveram reunidos no auditório da Sociedade Rural da Paraíba para produzir um nivelamento de informações e uma organização maior da classe no estado.

1º reunião de zootecnistas na Paraíba

(Foto: Wendell Lima/Arquivo pessoal)

De acordo com Wendell Lima, diretor regional da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) na Paraíba e um dos organizadores do evento, foram feitos resgates dos marcos históricos da criação do primeiro curso de zootecnia no Brasil, mostrando a motivação de agrônomos e veterinários que foram favoráveis a criação do curso, com especial destaque para o patrono da zootecnia no Brasil, o professor Octávio Domingues.

“Mostramos também as ações contrárias que ocorreram para a não criação do curso e a regulamentação da profissão, forças estas que até hoje vivem em replicar um discurso equivocado, em desfavor da zootecnia e dos zootecnista. Porém, apesar desses, a zootecnia e os zootecnistas só avançaram, juntamente com o agronegócio brasileiro, provendo desenvolvimento, saúde e alimentos de qualidade para a população”.

(Foto: Wendell Lima/Arquivo pessoal)

Ainda de acordo com Wendell, também foi trabalhado o cenário comercial da zootecnia no país, abordando o fato que a área conta com novas oportunidades de emprego a cada dia. Além disso, discutiram sobre os projetos de lei de interesse da categoria, como o PL 1016/2015, sobre a importância de se associar à Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) e estar registrado e em dia no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), que é, atualmente, o conselho dos zootecnistas, até que um dia seja criado um exclusivo para a categoria.

Agora, a expectativa dos profissionais da Paraíba é que as reuniões aconteçam periodicamente e que mais zootecnistas se juntem aos debates.

“Nós concordamos que temos que manter a união da categoria e por isso devemos realizar um próximo evento no mês de outubro, onde cada um dos presentes se comprometeram em comparecer e trazer mais um zootecnista”.

2 Comentários
  1. Yohana R. Corrêa 9 anos atrás

    Pessoal da UFPB marcando presença! =]

  2. Rosa 9 anos atrás

    Reunião muito boa!! Parabéns aos organizadores ^^

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?