O XXVI Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec) deste ano teve destaque na apresentação de resumos expandidos. O evento recebeu 870 trabalhos científicos, que foram apresentados por estudantes de graduação, pós, e profissionais das mais variadas áreas na tarde desta quinta feira (12), em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Trabalho desenvolvido na Unoeste pesquisou sobre o índice de recuperação e qualidade de oócitos bovinos obtidos de ovários com e sem a presença de corpo lúteo (Foto: Caio Budel)

Dois dos participantes deste ano foram os acadêmicos Matheus Montanari e Leandro Lazari, que cursam o terceiro ano de Zootecnia na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Ambos, juntos da acadêmica Isadora de Souza, desenvolveram um trabalho sobre o índice de recuperação e qualidade de oócitos bovinos obtidos de ovários com e sem a presença de corpo lúteo.

“A pesquisa foi desenvolvida em um ano por iniciação científica e este trabalho acabou iniciando outras pesquisas no nosso meio acadêmico”, explica Lazari.

Assim como em anos anteriores, os congressistas puderem apresentar resumos em 11 áreas diferentes voltadas para a profissão. Porém, na edição comemorativa dos 50 anos, tiveram novidades na premiação dos melhores resumos apresentados. Agora, os vencedores vão receber credenciais para um evento científico em Londres.

Para a presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), Célia Carrer, além da troca de conhecimento, o espaço de apresentação de trabalhos no Zootec é um local de motivação para as pesquisas na Zootecnia.

“Desde que o Zootec foi criado, nós começamos a abrir espaço para as pesquisas de iniciação científica, que, na época, não recebiam muita exposição. Mesmo tendo caráter multieventos, o Zootec se tornou referência também no meio científico, justamente, por esse espaço ofertado”.

2 Comentários
  1. Matheus Montanari 7 anos atrás

    Saudade batendo e a coceira de apresentar mais trabalhos só cresce!

  2. Ana P L Ferreira 6 anos atrás

    Prezad@s,

    Gostaria de saber como conseguir os anais do ZOOTEC 2016.

    Atenciosamente,

    Prof. Ana Paula Ludtke Ferreira

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?