Uma zootecnista do Ceará conseguiu, recentemente, o título de responsável técnico (RT) para controle de qualidade em uma rede de supermercados. Apesar de poder ser explorada por zootecnistas, a área ainda não possui muitos destes profissionais atuando no mercado.

Agaciane atua com atividades como controle higiênico-sanitário de equipamentos, estrutura, armazenamento e transporte de produtos inerentes à indústria (Foto: Arquivo pessoal)

De acordo com a zootecnista Agaciane Rodrigues, que conseguiu o RT, as portas para zootecnistas na área de controle de qualidade ainda são difíceis de serem abertas, mas muitas empresas já estão aceitando estes profissionais para cargos do tipo. No caso de Agaciane, a oportunidade surgiu quando ela era estudante de Engenharia de Alimentos, curso no qual é comum se encontrar profissionais da área de controle de qualidade.

“As portas do controle de qualidade se abriram para mim por meio do curso de engenharia de alimentos. Eu era estudante de engenharia de alimentos quando ingressei no estágio no Grupo Pão de Açúcar, realizando o controle de qualidade em duas lojas”.

Pouco tempo após iniciar o estágio, Agaciane resolveu trocar de curso, migrando para a zootecnia. Não sabendo da possibilidade de atuação dos zootecnistas nesta área, ela anunciou a saída do cargo na rede de supermercados. Foi então que Agaciane descobriu que zootecnistas podiam trabalhar no ramo.

“Minha chefe pediu para que eu não saísse, pois não havia motivos para tal. Complementou que no grupo haviam vários zootecnistas na equipe em outros estados, como São Paulo. Desde então, passei a pesquisar mais sobre nossas atividades como zootecnistas e continuei meu estágio. Fiz por dois anos, completando 3120 horas”.

Com a experiência e o término da faculdade, Agaciane foi convidada para ser RT em duas outras lojas da rede. Segundo ela, a facilidade veio com o estágio.

“Durante este período, tentei realizar um bom trabalho e vários cursos na área. Aos poucos fui crescendo dentro da empresa. Meu trabalho estava sendo reconhecido por muitos. Passei a ministrar cursos de Boas Práticas em mais duas lojas e na primeira oportunidade, após formada, houve o convite para assumir a RT”.

ATUAÇÃO

Em seu trabalho, Agaciane atua com atividades como controle higiênico-sanitário de equipamentos, estrutura, armazenamento e transporte de produtos inerentes à indústria. A zootecnista trabalha também no controle de validade, rotulagem e qualidade do alimento produzido, além de ministrar cursos de Boas Práticas aos funcionários.

De acordo com Agaciane, a sua atuação foi aprovada sem problemas pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV). Apesar da aprovação, a zootecnista ouviu de outros profissionais que a área seria exclusividade do médico veterinário.

“Durante toda minha formação, enquanto direcionava meus estudos para esta área meus colegas ficavam abismados e sempre me interrogavam se nós podíamos atuar no controle de qualidade. Muitos professores do curso também se admiraram e, inclusive, tive dificuldades para conseguir um orientador e compor minha banca, durante o TCC.  No CRMV, ainda cheguei a escutar que esta função de RT, nesta área, seria de exclusividade do médico veterinário”.

Atualmente, a zootecnista está cursando especialização em Ciências dos Alimentos, na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em abril deste ano deve começar outra especialização em Legislação de Alimentos. Para Agaciane, é importante que todos os zootecnistas tenham plenos conhecimentos sobre em que áreas podem atuar.

“É importante conhecermos mais nosso curso, nossa profissão para, assim, podermos lutar por nossos ideais e princípios. A Zootecnia vai muito além das porteiras do campo”.

11 Comentários
  1. jean 8 anos atrás

    Olá, tudo bem ? sou estudante de zootecnia, eu sempre suspeitava de um zootecnista poder trabalha nessa área, ate porque na nossa grade curricular pagamos disciplinas que abrange esse meio, como por exemplo tecnologia de produtos de origem animal, . Mas gostaria de saber se Agaciane ministra curso somente para o pessoal da empresa que ela trabalha ?

    • Caio Budel 8 anos atrás

      Olá, Jean! A Agaciane, por enquanto, não ministra cursos fora das lojas em que ela trabalha. Se você quiser tirar algumas dúvidas com ela por e-mail, o contato é agaciane@alu.ufc.br. Ela já mostrou disponibilidade para conversas sobre isso. 🙂

  2. Neymar Alves 8 anos atrás

    Muito bom! Parabens a Zootecnista!
    Também sou Zootecnista e fico feliz por mais essa descoberta.

  3. Maria Patrícia Melo da Silva 8 anos atrás

    Parabéns Agaciane! Sou do Zootecnista e também do Grupo Pão de Açúcar -Garantia do Controle de Qualidade há quase 5 anos. Realmente nossa área é bem abrangente, cabe a cada profissional se especializar nas mais diversas áreas. Viva a Zootecnia!

    • Olá Maria
      Sou estudante de zootecnia e tenho muito interesse em trabalhar nessa área, mas na minha faculdade ninguém fala a respeito. Como conseguir mais informações sobre isso? Vc poderia me ajudar com mais informações?

  4. samara suenya 8 anos atrás

    Parabéns!!!!!! Você é uma guerreira como todo profissional da zootecnia. Trabalho num órgão de defesa, na área de inspeção, e também já ouvi comentários do tipo “é exclusividade do veterinário”. Mas o caminho é esse, se especializar e mostrar na prática que esse campo também é de atuação do Zootecnista. Infelizmente o CRMV-RN não nos ajuda, mas não desistimos. Avante Zootecnia!!!!

    • roberto 8 anos atrás

      o zootecnist pode ocupar cargos de inspeção em matadouro público tbém ?

      grato pela atenção .

      • Arley Alves 7 anos atrás

        Boa tarde. Infelizmente não. Na lei do exercício da profissão do Médico Veterinário, a inspeção de estabelecimentos de produtos de origem animal em geral é uma atividade privativa deles. No entanto, a responsabilidade técnica não é. Apesar disso, não raro, um Zootecnista pode esbarrar em algum impedimento oriundo de reserva de mercado tendo inclusive que entrar na justiça para exercer a responsabilidade técnica. Mas é ganho certo.

  5. Carina 8 anos atrás

    Roberto,
    Essa pergunta é muito interessante e também é minha dúvida, porém os CRMVs tendem a negar toda e qualquer atuação do Zootecnista criando uma grande insegurança nas nossas áreas de atuação.
    Sempre estamos acuados com ameaças de exercício ilegal da profissão e com isso acabamos por não explorar as possibilidades da nossa profissão.
    Um esclarecimento sobre esse ponto seria muito importante.

    • Isabele Alves 7 anos atrás

      Concordo Carina.

  6. Ângelo Silva' 7 anos atrás

    Parabéns. Eu também atuo a cinco anos no Controle de Qualidade de uma unidade de beneficiamento de carnes e produtos cárneos, realmente não é fácil, porém cabe a nós capacitarmos especializando para tal função.

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?