O zootecnista e doutor Wellison Jarles da Silva Diniz foi aprovado para ocupar as funções de professor assistente e pesquisador em Genômica Animal no Departamento de Ciência Animal da Auburn University, em Auburn, nos Estados Unidos. A conquista foi destacada pela Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), antiga Unidade Acadêmica de Garanhuns da UFRPE (UAG) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), onde Wellison se formou em 2012.

(Foto: reprodução/UFAPE)

De acordo com informações da instituição, o início do seu semestre será em setembro de 2021. Ele foi aprovado para lecionar na graduação de Zootecnia (Animal Science), a disciplina de Melhoramento Genético Animal. A matéria faz jus ao campo de atuação do profissional: atualmente, a partir de suas pesquisas sobre abordagens da genômica funcional e biologia de sistemas, ele tem procurado elucidar a base genômica da programação fetal em bovinos de corte e características economicamente importantes em animais de interesse agropecuário, como a eficiência alimentar, a qualidade de carne e a resistência a doenças.

GRADUAÇÃO

Durante sua graduação Wellison participou como bolsista da iniciação científica (PIBIC) na área de ornitologia e, mais tarde, em genética animal. Integrante de projetos de extensão na área de bovinocultura leiteira, Wellison foi, ainda, monitor das disciplinas de Zoologia e Melhoramento Genético Animal. Teve seu estágio supervisionado obrigatório realizado na Embrapa Pecuária Sudeste, na área de biologia molecular aplicada à produção animal.

Em 2015, concluiu o mestrado em Genética Evolutiva e Biologia Molecular da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e, em 2019, o doutorado, que teve como tese a ‘Identificação de redes gênicas de coexpressão e dos mecanismos regulatórios associados à composição mineral e qualidade de carne em bovinos’. Foi no doutorado que veio a oportunidade de contato com o exterior, através do programa ‘sanduíche’, onde pode desenvolver seus trabalhos na Technical University of Denmark (Lyngby), Dinamarca.

Com informações da UFAPE.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?