Pela primeira vez na história, o Grupo de Trabalho de Sustentabilidade e Meio Ambiente do Conselho Mundial da Avicultura (IPC na sigla em inglês) tem uma brasileira à frente da coordenação. Trata-se da zootecnista Sulivan Alves, que também é diretora técnica adjunta da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Mestre em Zootecnia e doutora em Física do Ambiente Agrícola, Sulivan está chefiando desde fevereiro deste ano um dos grupos de trabalho mais importantes do mundo no setor. As informações são a ABPA.

“Como setor avícola mundial é um dos principais alicerces da segurança alimentar nos cinco continentes, temos um importante desafio no fortalecimento da implantação de iniciativas em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, sobre os quais o IPC assumiu compromissos globais. Este será o alicerce do nosso trabalho”, destaca Sula, como é chamada.

(Foto: reprodução/Ascom/ABPA)

Durante sua carreira, Sula dedicou-se à pesquisa nas áreas de bem-estar e bioclimatologia animal e atuou também como Gerente executiva de Relações Institucionais e de Sustentabilidade da empresa BRF. Apesar de ter competência de sobra, em entrevista recente ela disse que ficou surpresa com a indicação para coordenação do grupo do International Poultry Council.

“Eu estava com o objetivo de representar a minha entidade [ABPA] visando contribuir para os aspectos de sustentabilidade e comunicação e, creio que em função disso, as demais coisas acontecem”, contou. Até então, ela participava como membro do Grupo de Trabalho de Bem-Estar Animal e Saúde e, também, no Grupo de Sustentabilidade e Meio-Ambiente, ambos do IPC.

REPRESENTATIVIDADE

Na coordenação, Sula leva a palavra representatividade para outro patamar. Ao mesmo tempo, ela ocupa um espaço de liderança representativo para o país e, também, para as mulheres, que rotineiramente precisam enfrentar mais desafios para atingirem posições como esta.

Sobre a coordenação, ela pontua a relevância da sustentabilidade para o agronegócio e defende a importância de comunicar tudo o que a atividade já faz para contribuir com esse aspecto, ajudando a evitar a propagação de mitos.

“Quando falamos em sustentabilidade sempre se pensa no pilar ambiental, mas a sustentabilidade também envolve outros aspectos. O Brasil tem uma série de ações muito importantes, nós geramos muitos empregos, fornecemos a proteína para mais de 150 países tanto pela qualidade do nosso produto, quanto pela sanidade. Temos sistema de integração verticalizado, um rigoroso controle com as inspeções, é um trabalho sério, mas temos mania de sempre olhar para o que ainda não temos”.

Ao ser questionada sobre as características das mulheres na liderança, Sula destacou a sensibilidade e percepção feminina, mas ressaltou a importância de se ter equipes mistas – em todos os aspectos – para trazer qualidades complementares para o ambiente de trabalho.

1 Comentário
  1. Ézio Gomes da Mota 3 anos atrás

    Rendo aqui a minha homenagem à Zootecnista Sulivan Alves por essa importante conquista que é a sua nomeação para o Conselho Mundial da Avicultura – IPC! Sula também é Diretora Técnica Adjunta da Associação Brasileira de Proteína Animal – ABPA!
    Parabéns Sula! Todo sucesso do mundo nesse seu novo desafio!
    A Zootecnia Brasileira toda está te aplaudindo!
    Seja inspiração para novas conquistas de mais e mais profissionais Zootecnistas!
    E também seja motivadora para uma integração, cada vez mais efetiva, entre todos os profissionais Zootecnistas, nos diversos Fóruns e Canais de interação da Associação Brasileira de Zootecnistas – ABZ!

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?