“Meus mestres da graduação foram os responsáveis pela minha paixão”, conta a doutora que se tornou autoridade da forragicultura no Brasil

A professora pernambucana Mércia Virgínia Ferreira do Santos seria uma atleta recordista de altíssimo nível se seus números na Zootecnia fizessem parte de qualquer quadro de desempenho. A doutora referência em Forragicultura no país, e que é autora do livro “Uma história da Forragicultura”, tem números que impactam pela grandeza da sua produtividade em 32 anos dedicados à Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Natural de Recife (PE), Mércia Virgínia totaliza mais de 150 atividades de orientação na academia, sendo 72 na iniciação científica, 33 em Trabalhos de Conclusão de Curso, 18 de mestrado, 18 de doutorado e 18 pós-doutorado. Ela sabe da importância e por isso mesmo valoriza o acompanhamento dos discentes na sua formação. Afinal, ela mesma foi arrebatada pela Forragicultura ainda durante a sua formação. “Meus mestres da graduação foram os responsáveis pela minha paixão”, lembra ela com carinho especial.

Mas a sua afinidade com o tema ganhou explicação técnica e formação continuada, fazendo dela uma verdadeira autoridade quando o assunto é a cultura forrageira e a sua eficiência no manejo produtivo. Para a Mércia, “o uso das plantas forrageiras é a forma mais barata de alimentação animal e nelas é que o profissional da produção12 animal deve começar o seu trabalho. Nelas que se deveria basear as suas decisões do sistema”, explica de forma enfática.

Num momento em que a atividade dos zootecnistas está em destaque, considerando o desafio de fazer crescer a produção de alimentos no mesmo compasso do crescimento da população mundial – e sem perder de vista o compromisso com a sustentabilidade – Mércia tem opinião formada sobre a riqueza da Forragicultura no processo. “À base de pasto podemos produzir carne com menor impacto ambiental e o uso de leguminosas é um exemplo disso, pois diminui a necessidade de adubação mineral e ainda aproveita o nitrogênio atmosférico.”

Para saber mais sobre a visão da professora Mércia, que apresenta a Forragicultura de forma simples e lúdica na obra em parceria com a também Doutora Rita de Cássia Manso Silva, acesse este link e baixe agora, gratuitamente o livro digital “Uma história da Forragicultura” (2023) 

Fonte: DIRCOM

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?