A Associação Brasileira de Zootecnistas – ABZ, em cumprimento a sua finalidade estatutária de ser guardiã da educação em Zootecnia nos diferentes níveis de formação e com o intuito de contribuir para a melhoria do ensino da Zootecnia, decidiu criar a Comissão Nacional de Ensino de Zootecnia (CNEZ) própria.

A CNEZ-ABZ foi criada por meio da Resolução ABZ n.02, de 22 de maio de 2023. Conforme a resolução de criação, a CNEZ-ABZ tem como atribuição um conjunto de iniciativas em favor do pensar e fazer o ensino de Zootecnia no país, tais como: Pensar e propor diretrizes de formação em Zootecnia nos diferentes níveis de formação; Zelar pela aplicação das Diretrizes Curriculares Nacionais perante os cursos de Zootecnia; Refletir e propor ações de adequação do perfil do egresso em consonância com à demanda do mercado de trabalho contemporâneo; Promover interlocução com órgãos e instituições de registro, regulação e avaliação da educação nos diferentes níveis, com ênfase para a graduação; Promover articulação com os Coordenadores de Cursos de Graduação em Zootecnia para ações de interesses comuns; e Coordenar, em parceria com o Fórum Nacional de Coordenadores, as atividades próprias da Reunião Nacional de Ensino de Zootecnia.

Segundo o que consta na resolução de sua criação, a CNEZ-ABZ será composta por 7 (sete) membros, sendo eles natos e não natos. Os membros natos serão compostos por um representante do Conselho Consultivo da ABZ e por um representante do Fórum Nacional de Coordenadores de Cursos de Graduação em Zootecnia, sendo estes indicados pelos respectivos órgãos administrativos da ABZ. Os membros não natos serão compostos por 5 (cinco) Zootecnistas indicados pela presidência da ABZ. 

Conforme o Presidente da ABZ, o Zootecnista Marinaldo Divino Ribeiro, “essa composição busca agregar profissionais da academia e de fora dela para que o pensamento e as ações da CNEZ-ABZ possam refletir em um processo de formação alinhado com as exigências do mercado de trabalho contemporâneo dos futuros profissionais Zootecnistas”. o Presidente, acrescenta ainda, “que a CNEZ-ABZ atuará em sintonia com as proposições do coletivo institucional e com o suporte possível por parte da ABZ, de forma a viabilizar sua autonomia e independência no desenvolvimento das suas atividades.”

A gestão da CNEZ-ABZ será feita de forma autônoma, cujos trabalhos serão coordenados por um(a) presidente eleito(a) entre os seus membros para mandato de 1 (um) ano, podendo ser reconduzido por igual período. Essa estratégia confere o caráter rotativo à presidência da CNEZ. Já o mandato dos membros da Comissão será inicialmente de 4 (quatro) anos e sua renovação a partir daí está prevista para ser feita a cada ciclo de 2 (dois) ou de 4 (quatro) anos em partes iguais entre aqueles que permanecerem por mais um período e os que passarem a fazer parte da comissão, respectivamente.

A nova Comissão vinculada à ABZ já teve seus membros nomeados por meio da Portaria ABZ n.10, de 16 de junho de 2023. Conforme a Portaria, fazem parte da CNEZ-ABZ os Zootecnistas Walter Motta Ferreira, João Paulo Arcelino do Rêgo, Clóves Cabreira Jobim, Pedro Veiga Rodrigues Paulino, Andrea Mesquita, Célia Regina Orlandelli Carrer e Leandro Dalcin Castilha. Os Zootecnistas Célia Regina Orlandelli Carrer e Leandro Dalcin Castilha foram indicados pelo Conselho Consultivo e pelo Fórum Nacional de Coordenadores de Cursos de Graduação em Zootecnia, respectivamente. Todos eles foram indicados com base nas experiências demonstradas em suas respectivas trajetórias de atuação profissional.

A CNEZ-ABZ, logo após a nomeação, realizou sua primeira reunião, onde foi eleito o Zootecnista João Paulo Arcelino do Rêgo para a presidir nesse primeiro período de mandato. Para o Presidente da CNEZ-ABZ, “a Comissão tem atribuições qualificadas na resolução de criação importantes e fará esforço para que ela cumpra seu papel institucional de pensar e contribuir com a melhoria do ensino de Zootecnia no país.

Fonte: DIRCOM

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*