É com pesar que a Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) toma conhecimento do falecimento do ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, presidente executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho).

Alysson Paolinelli possui formação em Engenharia Agronômica pela  Universidade Federal de Lavras, foi secretário de Agricultura de Minas Gerais e ministro da Agricultura nos anos 70. Ao longo de sua carreira, especializou-se nos na produção agrícola na região do Cerrado, realizando diversas pesquisas que posteriormente melhoraram significativamente a produção de grãos nessa região. Entre 1987 a 1990, Paolinelli foi presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária).

Nascido no município de Bambuí, no estado de Minas Gerais, Paolinelli recebeu no ano de 2006 o prêmio World Food Prize (Prêmio Mundial de Alimentação), em reconhecimento aos avanços feitos por ele, relacionado ao melhoramento de qualidades férteis do solo do bioma Cerrado, atualmente responsável pela maior parte da produção de grãos do Brasil.

Durante o governo do ex-presidente Ernesto Geisel (1974–1979), tornou-se Paolinelli Ministro da Agricultura, incentivando a pesquisa e sendo um dos responsáveis pela criação em 1972 da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

No ano de 2021, Alysson Paolinelli teve candidatura ao Prêmio Nobel da Paz oficializada pelas enormes contribuições para transformar o Brasil em referência mundial em produção e sustentabilidade, 

É com grande lástima que a ABZ manifesta e reconhece a importância dos serviços prestados pelo ex-ministro Alysson Paolinelli.

Fonte: DIRCOM

1 Comentário
  1. Guilherme Minssen 12 meses atrás

    Um brasileiro que merece o respeito de toda a sociedade.

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*