Escolhido pela sua atualidade, na zootecnia, a pauta tem grande relevância no tocante à destinação de resíduos, e às práticas para aumento de produtividade

O Comitê Organizador da IV edição da Olimpíada Brasileira de Zootecnia (OBZ), divulgou no dia ontem (12/03), o tema do desafio final para as equipes veteranas classificadas. Este ano, a competição, que é uma iniciativa da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), traz para a pauta de trabalho dos acadêmicos a “Economia Circular”, e a ideia é entender como esse conceito – tão atual e desafiador – pode trazer práticas mais sustentáveis, sem comprometer a escalada da produtividade na zootecnia.

A Presidente do Comitê Organizador da OBZ, professora Rose Galati, comenta que a economia circular desempenha um papel fundamental  na zootecnia, considerando o potencial produtivo com menor desperdício e a otimização do ciclo de vida dos produtos. “Na zootecnia, a economia circular manifesta-se de diversas maneiras. Uma delas é a gestão eficiente dos resíduos provenientes da produção animal. A utilização inteligente dos dejetos como fertilizantes orgânicos contribui para o fechamento do ciclo de nutrientes, promovendo a saúde do solo e reduzindo a dependência de insumos externos”, explica Rose.

Outro ponto de relevância do tema é a abordagem em relação à seleção genética e ao manejo dos rebanhos. Tais práticas visam otimizar a produção de carne, leite e outros produtos, tornando-a mais eficiente e sustentável. Além disso, o uso responsável dos recursos hídricos e a implementação de práticas de bem-estar animal também fazem parte integrante desta abordagem holística.

“A zootecnia, ao adotar princípios da economia circular, não apenas contribui para a redução do impacto ambiental, mas também impulsiona a eficiência econômica. A valorização de subprodutos, como peles e ossos, como fontes adicionais de receita, exemplifica como a integração de práticas circulares pode gerar benefícios tanto ambientais quanto econômicos”, afirma a representante do Comitê.

O presidente da ABZ, Marinaldo Divino Ribeiro, avaliou o tema como muito pertinente e parabenizou a organização da OBZ pelos projetos que os acadêmicos participantes da Olimpíada poderão trazer de contribuição à sociedade. “Visto a universalidade do assunto da economia circular e a relevância que os profissionais da zootecnia têm na produção de alimentos, não podemos negligenciar a pauta da economia circular. É papel do zootecnista pensar as novas práticas que vão guiar a produção mais sustentável no futuro”, exalta ele.

Prazo para submissão – Os projetos das equipes veteranas classificadas para o desafio final da OBZ 2024 devem ser encaminhados até o dia 03 de abril às 23h59, ao COBZ pelo Google forms utilizando o seguinte link: https://forms.gle/kjPAM5M65AajmZo36. Todas as informações e regras para essa etapa do desafio estão no documento oficial do  Comitê organizador e podem ser acessados neste link.Fonte: DIRCOM

 

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?