O estudo da UFV tem foco na produção extensiva, e destaca a importância da suplementação de nutrientes durante a gestação, especialmente no período da seca

O Prêmio CAPES de Tese 2023, na área de Zootecnia/Recursos Pesqueiros vai para a Zootecnista Thaís Correia Costa, autora do estudo de doutorado da Universidade Federal de Viçosa (UFV) sobre o impacto da nutrição na gestação para o desenvolvimento muscular de ruminantes. O estudo focado na produtividade da carne, teve como ponto de partida os desafios associados à produção no sistema extensivo devido à escassez de pasto, sobretudo durante a época de seca.

Os resultados do estudo de Thaís estão no trabalho Fetal programming and molecular characterization of the skeletal muscle development in ruminants. A Zootecnista conta que todas as etapas do projeto de pesquisa foram apoiadas por experimentos, análises laboratoriais e de bioinformática e que, nesse processo, publicou quatro artigos científicos em revistas especializadas, consolidando as etapas intermediárias que levaram às conclusões mais amplas reunidas na tese.

De acordo com a tese da pesquisadora, é fundamental fazer a suplementação de nutrientes durante a gestação de ruminantes a pasto, considerando o risco do fraco desenvolvimento da prole e queda do potencial produtivo de carne. Thais, que estudou o processo produtivo em vacas e cabras, espera que os resultados publicados permitam a evolução dos setores produtivos. “Criadores de gado de corte podem se guiar por esses artigos e implementar estratégias de suplementação alimentar durante as fases da gestação”, diz a pesquisadora.

Sobre a vencedora
A Zootecnista Thaís Correia Costa é natural de Santo André (SP), tem graduação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), incluindo estágio na University of Tennessee, nos Estados Unidos, e mestrado na UFV. No doutorado, Thaís foi bolsista da CAPES, e cursou um período na Washington State University com apoio do Programa CAPES-PrInt.

Atualmente, a vencedora realiza pesquisas de pós-doutorado na Universidade Federal de Lavras (UFLA), em especial sobre a otimização da nutrição de nitrogênio e fósforo durante o desenvolvimento inicial de bovinos.Fonte: Dircom

 

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?