O presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), Marinaldo Divino Ribeiro, esteve com lideranças estudantis do curso de zootecnia do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) para tratar assuntos referentes ao fortalecimento da profissão e da associação em Minas Gerais. No encontro, estiveram presentes membros do diretório acadêmico, da atlética do curso e líderes de turma. O diretor da ABZ no Estado e coordenador do curso de zootecnia do Unipam, Luiz Fernando Rocha Botelho, também participou do encontro.

De acordo com Marinaldo, este tipo de reunião com acadêmicos é importante para que, desde cedo, os futuros zootecnistas percebam o atual cenário da profissão no país, conhecendo, inclusive, as principais lutas da categoria e traçando metas para auxiliar na conquista destes objetivos.

“Aproximar os acadêmicos da ABZ é uma das metas da nossa gestão. Afinal, é importante que os estudantes estejam por dentro das nossas lutas e reconheçam a importância da ABZ neste cenário. Juntos podemos contribuir muito mais para o reconhecimento da nossa profissão”.

Na conversa com os discentes, Marinaldo falou sobre a luta no Congresso Brasileiro para a criação do sistema de conselhos para a categoria. Também foram discutidas estratégias de fortalecimento da associação, como a realização de parcerias entre o Unipam e a ABZ para sorteios de anuidades e promoção de eventos estudantis, como os Jogos Universitários da Zootecnia (JUZ). Também foram debatidos assuntos referentes à ABZ Jovem.

“Pretendo tornar comum este tipo de contato da ABZ com estudantes de zootecnia não só em Minas Gerais, mas em todo o Brasil. Visitaremos os cursos para debatermos assuntos da categoria e conhecer suas estruturas. Este tipo de contato também será estendido às empresas da área de atuação dos zootecnistas”.

Para o diretor da ABZ em Minas Gerais, Luiz Fernando Rocha Botelho, o estreitamento de laços da ABZ com acadêmicos é fundamental.

“O cenário acadêmico pode contribuir, e muito, para as lutas da ABZ. O curso de zootecnia da Unipam estimula o pensamento crítico dos estudantes, o que, com certeza, pode trazer boas ideias para desenvolvermos junto aos objetivos da associação em prol da zootecnia brasileira”.

Em sua visita ao Unipam, o presidente da ABZ participou ainda dos eventos realizados durante a semana do X Congresso Mineiro de Inovações Agropecuárias (COMEIA), onde realizou a palestra “Zootecnia brasileira: legado das instituições para as novas gerações de profissionais”, abordando a história da zootecnia, importância da ABZ e perspectivas profissionais futuras. Na oportunidade, o presidente da ABZ participou também do lançamento da primeira edição do Guia Prático da Cadeia Produtiva do Leite, material produzido pelo curso de comunicação social da Unipam em parceria com o curso de zootecnia da instituição.

“Iniciamos, também, conversas com o curso de comunicação da Unipam, por meio da professora-coordenadora do material lançado, Suelen D’arc, para produção de um informativo eletrônico mensal e produção da Revista Zootecnia Brasileira. A partir de agora, a Unipam estudará as formas de viabilização da parceria e da execução da proposta de parceria institucional”.

0 Comments

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Log in with your credentials

Forgot your details?