ZOOTECNISTA DA LISTA DE MAIS INFLUENTES DA ABZ SE DESTACA NA PECUÁRIA APOSTANDO NO ‘NOVO’ PARA APRIMORAR PROCESSOS 

Como Consolata levou a experiência do pai matemático para o campo e deu maior precisão às métricas no manejo do gado, focando sua trajetória em duas características muito próprias das mulheres, a fortaleza e a caridade

Conhecida pela sua precisão nos resultados em rastreabilidade animal, Consolata Piastrella é referência e líder de mercado. A zootecnista que, em 2023 foi premiada pela Associação Brasileira de Zootecnistas, ABZ, é especialista em certificação de propriedades rurais para o Protocolo de Exportação de Carne Bovina e/ou Bubalina para União Europeia e outros Mercados Internacionais. Consolata escolheu a rastreabilidade ainda muito jovem, na faculdade, quando definiu o tema da sua defesa final “Controle de Qualidade da Carne Bovina do Pasto ao Prato”. “Descobri que a grande maioria das propriedades rurais da região (Tocantins)  não realizavam seus controles de forma individual nos animais, e sim através de média do lote, ou do rebanho. Assim, as respostas sempre vinham antecedidas pelo ‘acho’, e quando se planta ‘acho’ sempre se colhe ‘quase’. ‘Quase’ pra mim não é resultado”, explica de forma direta e enfática Consolata.

Inspirada pelo seu pai, um italiano matemático de formação, a profissional aprimorou diversos processos a fim de tornar os resultados mais precisos e assertivos, melhorando a produtividade nas propriedades. Graças a isso, Consolata conseguiu individualizar os resultados das cabeças de um rebanho, deixando de usar técnicas ultrapassadas e os resultados por média. 

O fruto não cai distante da árvore, né? Herdei isso do meu pai, sim, e com muito orgulho. Os números traduzem a perfeição ou te mostram todos os índices que precisam de maior atenção”, diz a zootecnista. E foi na busca de processos com maior assertividade que ela chegou ao sistema oficial de identificação individual de bovinos e búfalos, o SISBOV, que até hoje é a sua escolha na hora do trabalho. Sou simplesmente apaixonada pela gestão que a ferramenta pode nos proporcionar. Sabe aquela informação: O que está “quebrando” ou “ascendendo” o seu rebanho? É sobre isso, e muito mais, porque se você estiver com seus animais em área habilitada para exportação, você ainda pode agregar valor ao seu produto”, conta ela sobre como o controle dos índices zootécnicos individuais e indicadores de produtividade impactam os resultados.

Hoje, Consolata Piastrella é uma empreendedora que está posicionada no mercado como uma ‘expert’ do processo de habilitação de propriedades para exportação de carne bovina e, depois de 10 anos de abertura da Piastrella Rastreabilidade, até 2025 deve atingir o incrível marco de 1 milhão de cabeças rastreadas. Na sua trajetória, foram muitas vitórias pessoais. “O primeiro cliente, aquele que confiou em você; o primeiro código para a rastreabilidade do rebanho brasileiro; o destaque na capa da Globo Rural (quem imaginaria isso?!), receber, a Comenda de Ordem do Mérito Anhanguera do meu Estado de Goiás”, enumera ela. 

Entre várias lembranças, no entanto, ela destaca uma de grande importância: o dia em que a propriedade Fazenda Santa Fé, em Santa Helena de Goiás (GO), foi habilitada depois de um ano de trabalho – e desafios imensos – em parceria com a equipe local. “Habilitar uma propriedade, quando toda uma equipe se reúne pra fazer dar certo, é incrível, e lá foi assim. Eu brinco que fiz doc. e pós doc. nessa fazenda (risos). Mas, quando o MAPA concedeu aquela habilitação, choramos juntos, comemoramos juntos, foi mágico”, lembra ela, contando que traz consigo, cada rosto emocionado daquele dia, cada lágrima de alegria, cada abraço de felicidade.  

Para Piastrella, o grande diferencial das mulheres na pecuária está nos processos, na abertura às tecnologias, nos detalhes, na precisão. “Atualmente, tudo que é mais rastreado e auditável e mostra sua origem, no campo, ganha consideravelmente mais espaço e consumo. E a mulher é mais aberta para esses tipos de desafios, para o novo”, comenta ela.

Sobre ser mulher, profissional, e o relacionamento com outras mulheres, ela é enfática sobre a grande rivalidade no gênero. Ela acredita que ainda existe uma rivalidade muito acirrada, imersa em julgamentos, concorrências, como se cada mulher não fosse única. “O maior desafio da mulher, na minha opinião, é apoiar outra mulher, em qualquer área, em qualquer campo, em qualquer segmento. Depois disso, entender que homens e mulheres juntos se complementam, e que essa união na profissão e em equipe é o que faz dar certo”, opina Consolata.

Duas mulheres, ambas apresentadas a ela pelo seu pai, quando ainda criança, fizeram Consolata crescer com bons exemplos da figura feminina na sociedade e no mundo. A primeira foi Madre Teresa de Calcutá e a segunda, Margaret Thatcher. A religiosa, com a sua simplicidade e caridade tão grandiosas e a Dama de Ferra com a sua fortaleza, uma qualidade que não necessariamente tem a ver com força. Por isso, Consolata leva duas frases dessas mulheres consigo. “Dê ao mundo o melhor de você. Mas isso pode não ser o suficiente. Dê o melhor de você assim mesmo.”, da Madre Teresa; e “Gostaria que você soubesse que existe dentro de si, uma força capaz de mudar sua vida.”, de Thatcher.

“Isso não tem dimensão pra mim, e em qualquer desafio da minha vida, eu sempre me concentro nessas duas frases que meu pai me apresentou sobre a CARIDADE e a FORTALEZA.”

 

Fonte: DIRCOM

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?