E no clima do Dia Internacional das Mulheres Rurais, data celebrada pelo agro esta semana, dia 15 de outubro, a Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) destaca as mulheres da Zootecnia que entraram para uma seleta lista: a Lista Forbes das 100 Mulheres Doutoras do Agro.

 A edição brasileira da Forbes que faz a cobertura do universo do agronegócio também aproveitou a data para publicar outras três listas sobre a força feminina que movimenta a cena rural no Brasil: a Lista Forbes das 100 Mulheres Poderosas do Agro, a Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil” e a Lista da Forbes reúne 20 mulheres inovadoras nas agtechs.

Mas, falando das profissionais Zootecnistas que têm destaque nacional – e até internacional – como doutoras produtoras de conhecimento e conteúdo relevante no mercado, extraímos os dez nomes que a Forbes trouxe em sua lista de doutoras, edição 2023.

Confira abaixo, em ordem alfabética, os nomes da zootecnistas e as suas principais contribuições para o agro.

Adrielle Ferrinho
“Doutora em ciências, qualidade e produtividade animal desde 2020. Seus estudos foram sobre a expressão de genes, envolvendo aspectos de animais da raça nelore e também os cruzamentos com a galiza rubia gallega, de origem na Galícia.”

Aline Sampaio Aranha
“Tornou-se doutora em 2019, com foco em produção animal, composição corporal, nutrição de ruminantes em confinamento e pastagem. Desde 2020, é ela que comanda o gado leiteiro do Sítio Paraíso, em Iperó (SP).”

Andreia Massuquetto
“Doutora na sua área desde 2018, com parte do curso realizado fora do país, com ênfase em nutrição e produção de aves e processamento de rações. Hoje é a gerente técnica de avicultura da Tectron, empresa de nutrição animal e de aditivos alimentares, em Campinas (SP).

Elissa Forgiarini Vizzoto
“Se tornou doutora em 2018, na área de nutrição e produção de ruminantes, com pesquisas voltadas aos bovinos leiteiros. Ela pesquisa, também, o comportamento desses animais nas fazendas.”

Fernanda Macitelli Benez
“Doutora em comportamento e bem-estar animal desde 2015. Seu título veio dos estudos sobre as implicações da disponibilidade de espaço em confinamento de bovinos de corte. Hoje referência, fazendeira e professora no curso de medicina veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso, no município de Sinop.”

Lidiane Staub
“Doutora na sua área desde 2020, com ênfase em assistência técnica em avicultura, pesquisa e experimentação animal com monogástricos. Ingressou na multinacional norte-americana ADM (Archer Daniels Midland Company) como coordenadora técnica e comercial na unidade de Maringá (PR).”

Lizia Cordeiro de Carvalho
“Tornou-se doutora em avicultura e nutrição de monogástricos em 2022, com uma extensão na North Carolina State University, nos EUA, no laboratório de metabolismo e reprodução avícola. Também ingressou no Grupo BTZ, frigorífico avícola, em Londrina (PR).”

Monique Carvalhal
“Doutora em temperamento animal desde 2017. O pós-doutorado veio em 2019, com ênfase em comportamento e bem-estar animal. Depois de uma carreira acadêmica, Monique foi para a iniciativa privada. No início deste ano, ela se tornou a especialista em bem-estar animal da Minerva Foods, em Barretos (SP).”

Natália Cristina Milani
“Doutora em ciência animal e pastagens, com ênfase na área de nutrição de suínos, desde 2021. Em junho do ano passado, ela passou a integrar o time da BRF como especialista em nutrição animal em Lucas do Rio Verde (MT).”

Tatiany Carvalho
“Doutora em engenharia agrícola, construções rurais e ambiência em avicultura desde 2020. Em 2021, ela passou a integrar a equipe da Seara Alimentos, em Nova Veneza (SC), como técnica em agropecuária. Em abril, tornou-se analista de garantia de qualidade, principalmente em bem-estar animal de frangos de corte.”

Para ler a matéria completa e a lista de doutoras da Forbes, acesse o link abaixo
Lista Forbes das 100 Mulheres Doutoras do Agro – Forbes 


Fonte: Dircom

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?