O Zootecnista tem uma ampla área de atuação que vai desde a criação de animais, reprodução e melhoramento genético, manejo, nutrição animal, sempre levando em consideração a conservação e preservação da fauna e da flora, exercendo papel essencial na gestão de propriedades rurais e tem, por objetivo, maximizar os ganhos da propriedade, melhorando a estrutura e otimizando processos.

Tudo isso para organizar melhor o negócio, atuando nesta posição, o zootecnista tem um papel fundamental, pois além de estar apto para gerir, ele também domina as questões genéticas. Podendo, assim, desempenhar um papel técnico e administrativo, na condução do manejo do rebanho e produção animal. Entender a própria realidade da região em que vive, é muito importante também.

O Zootecnista Paulo Jose Presídio Almeida, formado pela UESB, com especialização em Bovinos de Corte e Mestrado em Produção de Ruminantes também pela UESB, é destaque do nosso quadro, Relatos e Histórias.

TRAJETÓRIA

Aos 17 anos, Paulo prestou vestibular na área de ciências agrárias e foi aprovado em medicina veterinária, agronomia e Zootecnia. Após uma breve análise desses cursos, optou por ingressar em zootecnia pela UESB, na cidade de Itapetinga, onde morou por 8 anos, período em que cursou sua graduação, especialização e mestrado. Ao finalizar seus estudos, veio morar e trabalhar na Fazenda Conselho, pertencente a sua família.

Localizada em João Amaro, Distrito da nossa querida Iaçu. “Eu me considero Iaçuense, tenho 15 anos morando aqui, poderia ter escolhido outra cidade no Brasil para morar, mas amo Iaçu.” A Família de Paulo foi uma das fundadoras do município de Iaçu, ele é descendente da família Vaz Sampaio, por parte da avó materna, Odete Vaz Sampaio. “A pecuária é uma paixão desde criança, é um ramo que exige muita dedicação e persistência, com atividades prazerosas que me ensinou valores importantes como, trabalho em equipe, responsabilidade e respeito, a cada dia que passa, tenho a oportunidade de aprender, crescer e me apaixonar ainda mais por essa área” Finalizou.

Ainda de acordo com Paulo, a atividade principal é o gado de corte (raça nelore), além de trabalhar com criação de cavalos da raça appaloosa e quarto de milha, com caprinos, ovinos e suínos. A Fazenda Haras Fazenda Conselho emprega atualmente mais de 20 pessoas de forma direta no município.

O Zootecnista faz questão de destacar que, além do aspecto produtivo, se preocupa muito com a sustentabilidade dos sistemas de produção animal. “Preservamos a mata ciliar, além de buscar soluções que minimizem o impacto ambiental, promovendo práticas como o manejo adequado de dejetos, a conservação de recursos naturais e o uso eficiente de insumos. Além disso, o bem-estar animal é uma prioridade, garantindo condições adequadas de alojamento, alimentação e cuidados veterinários” revela.

A Fazenda também é uma grande parceira de Universidades, institutos e escolas, na oferta de estágios e parceria para experimentos. Diversos alunos que hoje se encontram cursando Veterinária, agronomia, zootecnia, entre outros cursos já estagiaram aqui. “É gratificante saber, que vários estagiários que por aqui passaram, se encontram em universidades, dando continuidade aos estudos.” O agro cresce a cada dia no Brasil, segundo estudo lançado pela CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) em parceria com o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), o agronegócio emprega 27% da PO (população ocupada) atualmente no Brasil.

As pessoas trabalhando no agronegócio brasileiro no 1º trimestre somam 28,1 milhões de brasileiros, número recorde desde o início do estudo em 2012. A população ocupada no setor aumentou em aproximadamente 237 mil empregos quando comparado ao mesmo período de 2022. Em maio deste ano, a Fazenda Conselho foi destaque no GIRO DO BOI (CANAL RURAL) onde mostrou a história do pecuarista Jorge Luiz Vaz Almeida, pai do Paulo, que está despontando na engorda do zebu no semiárido baiano. A propriedade fica na região do semiárido baiano, com um índice pluviométrico de 620 mm, e tem ano que chove bem menos, até 195 mm. A média dos animais para o abate é de 24 meses.

O produtor está preparando novilhas e bois para abate no mês de julho, e confirmou a sua participação no Circuito Nelore. Quando questionado sobre sua motivação, Paulo não deixou dúvidas: o mundo precisa de alimento e produzido em cada vez menos espaço. “Somente através da tecnologia, do zootecnista e de técnicos adjacentes que esse aumento de produtividade vai acontecer”. O papel do zootecnista na nutrição animal é de extrema importância para garantir a saúde, o desempenho e o bem-estar dos animais de produção, bem como dos animais de estimação. A formulação de dietas equilibradas, a análise de composição nutricional, a supervisão da alimentação e o trabalho em pesquisa são aspectos fundamentais do trabalho dos zootecnistas.

À medida que a demanda por alimentos de origem animal cresce e as preocupações com a sustentabilidade e o bem-estar animal aumentam, o papel do zootecnista na nutrição animal se torna ainda mais relevante. O trabalho desses profissionais desempenha um papel crítico na garantia da qualidade da alimentação dos animais e, portanto, na produção de alimentos saudáveis e sustentáveis para a sociedade.

Fonte: IaçuNotícias

Confira abaixo as fotos:

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?